Jota #12 surpreende e vence 6h de Spa marcada por bandeira vermelha de duas horas

Na categoria LMGT3, Richard Lietz ultrapassa companheiro do #92 na última volta e Porsche Manthey #91 vence 6h de Spa

A dupla formada por Callum Ilott e Will Stevens, do carro #12 da Jota, saiu com uma surpreendente vitória nas 6 Horas de Spa-Francorchamps, na Bélgica, disputadas neste sábado (11). A prova do Mundial de Endurance [WEC] ficou marcada por um forte acidente entre Earl Bamber, da Porsche, e Sean Gelael, da WRT que corre na classe LMGT3, que rendeu uma bandeira vermelha de praticamente duas horas.

A batida danificou os equipamentos de proteção da pista, que demoraram para ser consertados. Em decorrência disso, a direção de prova tomou uma decisão rara no WEC: recalculou o tempo de paralização e voltou o cronômetro para 1h44min para o fim das 6h de Spa.

O segundo lugar ficou com o Porsche Penske #6, guiado por Kévin Estre, Frédéric Makowiecki e André Lotterer. Tanto o #6 quanto o #12 deram um nó estratégico na Ferrari, que parecia encaminhar uma dobradinha com os carros #51 e #50 até o acidente de Bamber. As paradas do Jota #12 e do Porsche #6, antes mesmo da bandeira vermelha surgir, foram cruciais para o resultado. A Ferrari #50, com Nicklas Nielsen, Miguel Molina e Antonio Fuoco, completou o pódio após ter largar na 19ª e última posição da categoria — o conjunto havia feito a pole, mas foi desclassificado por estar abaixo do peso.

Na quarta colocação, o #51 do time de Maranello, guiado por Antonio Giovinazzi, James Calado e Alessandro Pier Guidi. A Proton #99, que compete de Porsche, chegou a liderar a corrida em alguns momentos e terminou no top-5 — conduzido por Neel Jani e Julien Andlauer.

Equipe Manthey celebra dobradinha no pódio nas 6h de Spa (Foto: WEC)

Só então veio a Toyota, com os carros #7 [Mike Conway, Kamui Kobayashi e Nyck de Vries] e #8 [Sebastien Buemi, Brendon Hartley e Ryo Hirakawa], à frente da Ferrari #83 [Robert Shwartzman, Robert Kubica e Yifei Ye]. A Alpine #35 [Nicolas Lapierre, Mick Schumacher e Matthieu Vaxiviere] e o Peugeot #93 [Nico Müller e Nikkel Jensen] completaram os dez primeiros.

Na categoria LMGT3, a Iron Lynx, com a Lamborghini #60, estava na liderança na reta final, mas precisou entrar nos boxes para um splash & go na última volta, o que abriu caminho para a Manthey, de Porsche, assumir as duas primeiras colocações. Porém, na primeira curva do giro final, o #91, com Richard Lietz ao volante, superou o #92, que precisou ser reconstruído após acidente de Aliaksandr Malykhin nesta sexta-feira (10) e venceu a corrida.

A Lamborghini veio na sequência, com a Iron Lynx [Franck Perera, Matteo Cressoni e Claudio Schiavoni] e a Iron Dames #85, com Sarah Bovy, Rahel Frey e Michelle Gatting. Após liderar na hora final, a McLaren #59, que tem o brasileiro Nicolas Costa na composição, precisou fazer uma parada e finalizou as 6h de Spa na quinta posição.

Augusto Farfus Jr., companheiro de Darren Leung e Sean Gelael, viu a BMW #31 ser envolvida no acidente que paralisou a corrida por quase duas horas e abandonou o evento.

O Mundial de Endurance [WEC] retorna entre os dias 12 e 16 de junho, quando será realizada a quarta etapa da temporada, as lendárias 24 Horas de Le Mans, com transmissão do GRANDE PRÊMIO.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.