Jota mira Cadillac e avisa que ausência é “muito provável” em teste do WEC no Bahrein

Cliente da Porsche na temporada 2024, Jota vai focar em preparação para se tornar equipe oficial da Cadillac no WEC em 2025

A Jota deve ficar de fora dos testes de pós-temporada do Mundial de Endurance [WEC], que serão realizados na sequência da decisão da temporada 2024, marcada para o dia 3 de novembro, com as 8 Horas do Bahrein. A equipe britânica vai concentrar os esforços em se preparar para a chegada da Cadillac para 2025, quando se tornará time oficial da marca norte-americana.

Ainda no início deste ano, a Cadillac anunciou que não continuaria a parceria com a Ganassi para 2025, que opera o hipercarro da marca de luxo da GM no WEC e no IMSA SportsCar. No Mundial de Endurance, a Jota será a responsável pela operação, enquanto a Wayne Taylor-Andretti assume o posto da equipe de Chip Ganassi — a Action Express seguirá parceira da Cadillac.

Dieter Gass, chefe de equipe da Jota, alegou que o time precisará de adaptação para abarcar a Cadillac ao projeto. A questão não seria deixar o carro pronto, mas ajustes periféricos, como ferramentas, peças, entre outras coisas, que impedirão de estar na pista na ocasião.

“Estamos discutindo isso, mas ainda não está finalizado [participar do teste pós-temporada]. Muito provável. Antes do final da temporada, não. [Antes] do final do ano, espero que sim”, declarou Gass à revista britânica Autosport.

Jota e Cadillac firmaram parceria para 2025 (Foto: André Ferreira/DPPI)

“É mais uma questão periférica [do que qualquer outra coisa]. Devemos ter o carro, mas precisamos ter todas as ferramentas para poder correr, peças de reposição e tudo mais. Isso precisa de preparação e então podemos começar”, completou.

Com a expectativa de colocar o hipercarro da Cadillac na pista até o final de 2024, Gass explicou que não existe nenhuma restrição contratual com a Porsche que impediria de participar do teste. Vale lembrar que a Jota é cliente da marca alemã.

“Precisamos olhar para os regulamentos esportivos e o que vai ser possível testar e coisas assim. Com a Porsche, não prevejo nenhum problema”, afirmou o dirigente da Jota.

Gass revelou que ainda não está definido, mas acredita que haverá um intercâmbio entre os engenheiros da Jota com a Cadillac, no entanto, as partes analisam algumas diretrizes do regulamento para que nenhuma norma seja infringida.

“Mais uma vez, tudo precisa ser confirmado, mas acho que haverá um intercâmbio de pessoal também [e] engenheiros potencialmente estadunidenses [irão] se juntar a nós. Para nós, com as restrições de pessoal, talvez não seja tão fácil quanto ir para o IMSA SportsCar [como os engenheiros do SportsCar ir para o WEC], para que não tenhamos problemas com os regulamentos. Para testes e coisas assim, é provável que isso aconteça”, encerrou.

Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.