Kobayashi faz valer experiência e puxa 1-2 da Toyota no grid das 6 Horas de São Paulo

Kamui Kobayashi mostrou que o conhecimento em Interlagos sempre conta e colocou o Toyota #7 na pole das 6 Horas de São Paulo. Sarah Bovy foi a mais rápida na LMGT3 com a Iron Dames

No retorno de Interlagos ao calendário do Mundial de Endurance, valeu a experiência de Kamui Kobayashi para acertar um belo segundo setor e colocar o Toyota #7 na pole das 6 Horas de São Paulo. O resultado da classificação deste sábado (13) foi ainda mais celebrado pela marca japonesa porque Sébastien Buemi veio em segundo com o #8, fechando a primeira fila.

A disputa da pole nos hipercarros foi intensa, com os carros de Toyota, Porsche e Jota variando a distância nos décimos de segundo. Antes, porém, quem encantou a torcida em Interlagos foi Sarah Bovy a bordo do Lamborghini rosa #85 da equipe Iron Dames.

Relacionadas

A pilota voou no desafiador traçado paulista e cravou 1min34s413, resultado que a colocou na pole-position da classe LMGT3. Bovy, na verdade, não teve adversários, ditando o ritmo da classificação desde o início, com o melhor tempo também na primeira parte e dando à marca italiana a primeira pole na nova classe.

Quando chegou a vez da principal, Porsche, Ferrari, Toyota, Cadillac e BMW avançaram para a hiperpole. Novamente, disputa nos décimos de segundo e tensão misturada com torcida nos boxes das equipes, já que era apenas um piloto de cada trio no páreo.

Com menos de dois minutos, a Toyota pegou a dobradinha puxada pelo #7, com Kobayashi ao volante e 1min23s140 como marca a ser batida. O Porsche Penske #5, guiado por Matt Campbell, era quem mais se aproximava do duo japonês, a 0s191 da melhor marca. Até deu tempo para mais alguma tentativa, mas o resultado estava mesmo decidido.

Entre os brasileiros, a equipe de Nicolas Costa (McLaren #59) ficou em quarto, enquanto o BMW #31 que conta com Augusto Farfus é o sexto na classe LMGT3.

GRANDE PRÊMIO cobre in loco as 6 Horas de São Paulo com Victor Martins, João Pedro Nascimento, Pedro Luis Cuenca, Luana Marino, Bernardo Castro, Kaio Esteves, Vicente Soella, Carol Vergílio e Rodrigo Berton. A equipe de transmissão terá Matheus Pinheiro na narração e comentários de Bruno Taiar e Ricardo Arcuri. No domingo (14), a GPTV, o canal 1 no YouTube, começa a exibição das 6 Horas de São Paulo às 11h, com largada prevista para as 11h30.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Antonio Fuoco (Foto: Fabrizio Boldoni/DPPI)
A Ferrari #50 em Interlagos (Foto: Fabrizio Boldoni/DPPI)

Confira como foi a classificação do WEC em Interlagos:

Com 15°C de temperatura ambiente, 20°C de asfalto e 87% de umidade relativa do ar, a previsão da meteorologia indicava pista seca para a disputa da pole-position, condições semelhantes às vistas no TL3, que teve liderança do #12 da Jota. A Porsche Penske, no entanto, também veio forte com o #5, superado em apenas 0s012, deixando a briga pela pole ainda mais imprevisível.

A classificação, contudo, começou de trás para frente, primeiro com os 17 carros da classe LMGT3 brigando por um lugar entre os dez mais rápidos que disputariam a hiperpole. E logo após as primeiras voltas completadas, o #55 da AF Corse, guiado por François Heriau, estabeleceu 1min35s620, com o #95 da United/McLaren, com Joshua Caygill, a 0s357 de distância. O britânico, então, tentou mais um giro rápido para pegar a liderança, porém ainda ficou a 0s1 do carro da Ferrari.

Perto dos dez minutos completados, o Manthey #92, com Aliaksandr Malykhin, cravou 1min35s462, colocando 0s110 sobre o tempo do carro da United. Bovy, então, acertou belo giro, melhorando 0s2 em cada setor para fechar a volta em 1min35s299 e colocar a Iron Dames na primeira colocação. Até aí, Malykhin (Manthey #92), Caygill (United #95), Heriau (AF Corse #55), Ian James (Aston Martin #27), Tom Van Rompuy (TF Sport #81), James Cottingham (United #59), Thomas Flohr (AF Corse #54), Yasser Shahin (Manthey #91) e Darren Leung (WRT #31) fechavam o top-10.

E as posições seguiram inalteradas até o final da primeira parte da classificação. Destaque para o WRT #46 da equipe de Valentino Rossi fora da hiperpole, assim como o #60 da Iron Lynx.

LMGT3: Bovy põe Iron Dames na frente e faz história

Com 1min35s299 de Bovy como referência, os dez mais rápidos da LMGT3 receberam o sinal verde para a briga para valer da pole, mas não demorou para a bandeira vermelha aparecer. A causa foi a rodada solitária de Flohr com o carro #54 na subida da curva do Lago. O piloto da AF Corse não conseguiu evitar a batida, e a direção de prova travou o cronômetro com exatos 8min01s ainda na regressiva.

Com a pista novamente liberada, a disputa recomeçou com Cottingham colocando o carro #59 da United na liderança com 1min35s470. Só que Caygill foi 0s6 mais rápido e fez o #95 puxar a dobradinha da McLaren até então no grid, seguido pelo #31 da WRT. O #92, então, colocou-se entre os carros da United, porém o #59 logo recuperou o segundo posto.

Mas faltava ainda Bovy para completar a volta, e a belga voou no traçado de Interlagos e assinalou 1min34s413 — 0s4 melhor e jogando a pressão para quem ainda vinha em volta rápida para tentar desbancar o Lamborghini rosa da melhor posição da classe LMGT3 no grid.

Um minuto para o fim, e todos até tentaram, mas a frase de Michelle Gatting ao GRANDE PRÊMIO no dia anterior foi certeira: se havia alguém capaz de colocar o #85 na pole, era Sarah, e ela foi ainda mais rápida no primeiro setor, porém tirou o pé e recolheu apenas para receber a ovação. Foi a primeira pole da Lamborghini na nova LMGT3.

Bovy é pole em Interlagos (Vídeo: WEC/Grande Prêmio)

Hipercarros: Kobayashi puxa 1-2 da Toyota

As máquinas da classe principal tomaram o traçado de Interlagos na sequência, com Buemi a bordo do Toyota #8 já estabelecendo 1min23s605 como tempo a ser batido. Logo atrás, os carros da Jota, #12 e #38, respectivamente, enquanto Cadillac #2 e Ferrari #50 fechavam o primeiro top-5. Da mesma forma como na LMGT3, dez dos 17 avançariam para a disputa da pole-position.

Callum Ilott, então, fez 1min23s357 e pegou o primeiro posto, com Kobayashi bem próximo com o #7 da Toyota, a apenas 0s069. Dos eliminados até então, Proton #99, Alpine #35, AF Corse #83, Peugeot #94, Peugeot #93 e Lamborghini #63. Enquanto isso, Campbell colocava o Porsche Penske #5 na liderança com 1min23s263. E assim como na classe menor, as posições dali em diante ficaram inalteradas.

Na hiperpole, mais uma vez o equilíbrio entre os carros ficou em evidência, tanto que os melhores setores da pista foram feitos por três pilotos diferentes. Enquanto Kevin Éstre pegou o 1 com o Porsche Penske #6, Antonio Fuoco foi o melhor na parte final com a Ferrari #50. O que fez toda a diferença, no entanto, foi o trecho intermediário de Kobayashi, bom o bastante para, ao todo, colocar 0s122 no segundo colocado.

WEC 2024, 6 Horas de São Paulo, Interlagos, Grid de largada:

Hipercarros

1M CONWAY
K KOBAYASHI
N DE VRIES
Toyota #71:23.140 
2S BUEMI
B HARTLEY
R HIRAKAWA
Toyota #81:23.262+0.122
3M CAMPBELL
M CHRISTENSEN
F MAKOWIECKI
Porsche Penske #51:23.331+0.191
4E BAMBER
A LYNN
Cadillac #21:23.396+0.256
5K ESTRE
A LOTTERER
L VANTHOOR
Porsche Penske #61:23.408+0.268
6A FUOCO
M MOLINA
N NIELSEN
Ferrari #501:23.532+0.392
7W STEVENS
C ILOTT
N NATO
Jota #121:23.639+0.499
8J BUTTON
P HANSON
O RASMUSSEN
Jota #381:23.701+0.561
9A PIER GUIDI
J CALADO
A GIOVINAZZI
Ferrari #511:23.910+0.770
10S VAN DER LINDE
R FRIJNS
R RAST
BMW #201:24.078+0.938
11N LAPIERRE
M SCHUMACHER
M VAXIVIÈRE
Alpine #361:23.927+0.787
12N JANI
J ANDLAUER
Proton #991:23.955+0.815
13P.L. CHATIN
F HABSBURG
C MILESI
Alpine #351:23.962+0.822
14D VANTHOOR
R MARCIELLO
M WITTMANN
BMW #151:24.065+0.925
15R KUBICA
R SHWARTZMAN
Y YE
AF Corse #831:24.066+0.926
16P DI RESTA
L DUVAL
S VANDOORNE
Peugeot #941:24.406+1.266
17M JENSEN
N MÜLLER
J.E. VERGNE
Peugeot #931:24.445+1.305
18M BORTOLOTTI
E MORTARA
D KVYAT
Lamborghini #631:24.554+1.414
19A SERRAVALLE
C BENNETT
J.K. VERNAY
Isotta Fraschini #111:24.863+1.723

LMGT3

1S BOVY
R FREY
M GATTING
Lamborghini #851:34.413 
2A MALYKHIN
J STURM
K BACHLER
Porsche #921:34.804+0.391
3J CAYGILL
N PINO
M SATO
McLaren #951:34.860+0.447
4J COTTINGHAM
N COSTA
G SAUCY
McLaren #591:34.911+0.498
5Y SHAHIN
M SCHURING
R LIETZ
Porsche #911:35.471+1.058
6D LEUNG
S GELAEL
A FARFUS
BMW #311:35.562+1.149
7F HERIAU
S MANN
A ROVERA
Ferrari #551:35.656+1.243
8T ROMPUY
R ANDRADE
C EASTWOOD
Corvette #811:35.931+1.518
9I JAMES
D MANCINELLI
A RIBERAS
Aston Martin #271:36.211+1.798
10T FLOHR
F CASTELACCI
D RIGON
Ferrari #54 ######
11R HARDWICK
Z ROBICHON
B BARKER
Mustang #771:36.085+1.672
12A AL HARTHY
V ROSSI
M MARTIN
BMW #461:36.163+1.750
13H KOIZUMI
S BAUD
D JUNCADELLA
Corvette #821:36.169+1.756
14C MATEU
E BASTARD
M SORENSEN
Aston Martin #7771:36.415+2.002
15T KIMURA
E MASSON
J.M. LÓPEZ
Lexus #871:36.817+2.404
16C SCHIAVONI
M CRESSONI
F PERERA
Lamborghini #601:37.944+3.531
17C RIED
M PEDERSEN
D OLSEN
Mustang #881:38.004+3.591
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.