Kobayashi faz valer experiência e puxa 1-2 da Toyota no grid das 6 Horas de São Paulo
Kamui Kobayashi mostrou que o conhecimento em Interlagos sempre conta e colocou o Toyota #7 na pole das 6 Horas de São Paulo. Sarah Bovy foi a mais rápida na LMGT3 com a Iron Dames
No retorno de Interlagos ao calendário do Mundial de Endurance, valeu a experiência de Kamui Kobayashi para acertar um belo segundo setor e colocar o Toyota #7 na pole das 6 Horas de São Paulo. O resultado da classificação deste sábado (13) foi ainda mais celebrado pela marca japonesa porque Sébastien Buemi veio em segundo com o #8, fechando a primeira fila.
A disputa da pole nos hipercarros foi intensa, com os carros de Toyota, Porsche e Jota variando a distância nos décimos de segundo. Antes, porém, quem encantou a torcida em Interlagos foi Sarah Bovy a bordo do Lamborghini rosa #85 da equipe Iron Dames.
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A pilota voou no desafiador traçado paulista e cravou 1min34s413, resultado que a colocou na pole-position da classe LMGT3. Bovy, na verdade, não teve adversários, ditando o ritmo da classificação desde o início, com o melhor tempo também na primeira parte e dando à marca italiana a primeira pole na nova classe.
Quando chegou a vez da principal, Porsche, Ferrari, Toyota, Cadillac e BMW avançaram para a hiperpole. Novamente, disputa nos décimos de segundo e tensão misturada com torcida nos boxes das equipes, já que era apenas um piloto de cada trio no páreo.
Com menos de dois minutos, a Toyota pegou a dobradinha puxada pelo #7, com Kobayashi ao volante e 1min23s140 como marca a ser batida. O Porsche Penske #5, guiado por Matt Campbell, era quem mais se aproximava do duo japonês, a 0s191 da melhor marca. Até deu tempo para mais alguma tentativa, mas o resultado estava mesmo decidido.
Entre os brasileiros, a equipe de Nicolas Costa (McLaren #59) ficou em quarto, enquanto o BMW #31 que conta com Augusto Farfus é o sexto na classe LMGT3.
O GRANDE PRÊMIO cobre in loco as 6 Horas de São Paulo com Victor Martins, João Pedro Nascimento, Pedro Luis Cuenca, Luana Marino, Bernardo Castro, Kaio Esteves, Vicente Soella, Carol Vergílio e Rodrigo Berton. A equipe de transmissão terá Matheus Pinheiro na narração e comentários de Bruno Taiar e Ricardo Arcuri. No domingo (14), a GPTV, o canal 1 no YouTube, começa a exibição das 6 Horas de São Paulo às 11h, com largada prevista para as 11h30.
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Confira como foi a classificação do WEC em Interlagos:
Com 15°C de temperatura ambiente, 20°C de asfalto e 87% de umidade relativa do ar, a previsão da meteorologia indicava pista seca para a disputa da pole-position, condições semelhantes às vistas no TL3, que teve liderança do #12 da Jota. A Porsche Penske, no entanto, também veio forte com o #5, superado em apenas 0s012, deixando a briga pela pole ainda mais imprevisível.
A classificação, contudo, começou de trás para frente, primeiro com os 17 carros da classe LMGT3 brigando por um lugar entre os dez mais rápidos que disputariam a hiperpole. E logo após as primeiras voltas completadas, o #55 da AF Corse, guiado por François Heriau, estabeleceu 1min35s620, com o #95 da United/McLaren, com Joshua Caygill, a 0s357 de distância. O britânico, então, tentou mais um giro rápido para pegar a liderança, porém ainda ficou a 0s1 do carro da Ferrari.
Perto dos dez minutos completados, o Manthey #92, com Aliaksandr Malykhin, cravou 1min35s462, colocando 0s110 sobre o tempo do carro da United. Bovy, então, acertou belo giro, melhorando 0s2 em cada setor para fechar a volta em 1min35s299 e colocar a Iron Dames na primeira colocação. Até aí, Malykhin (Manthey #92), Caygill (United #95), Heriau (AF Corse #55), Ian James (Aston Martin #27), Tom Van Rompuy (TF Sport #81), James Cottingham (United #59), Thomas Flohr (AF Corse #54), Yasser Shahin (Manthey #91) e Darren Leung (WRT #31) fechavam o top-10.
E as posições seguiram inalteradas até o final da primeira parte da classificação. Destaque para o WRT #46 da equipe de Valentino Rossi fora da hiperpole, assim como o #60 da Iron Lynx.
LMGT3: Bovy põe Iron Dames na frente e faz história
Com 1min35s299 de Bovy como referência, os dez mais rápidos da LMGT3 receberam o sinal verde para a briga para valer da pole, mas não demorou para a bandeira vermelha aparecer. A causa foi a rodada solitária de Flohr com o carro #54 na subida da curva do Lago. O piloto da AF Corse não conseguiu evitar a batida, e a direção de prova travou o cronômetro com exatos 8min01s ainda na regressiva.
Com a pista novamente liberada, a disputa recomeçou com Cottingham colocando o carro #59 da United na liderança com 1min35s470. Só que Caygill foi 0s6 mais rápido e fez o #95 puxar a dobradinha da McLaren até então no grid, seguido pelo #31 da WRT. O #92, então, colocou-se entre os carros da United, porém o #59 logo recuperou o segundo posto.
Mas faltava ainda Bovy para completar a volta, e a belga voou no traçado de Interlagos e assinalou 1min34s413 — 0s4 melhor e jogando a pressão para quem ainda vinha em volta rápida para tentar desbancar o Lamborghini rosa da melhor posição da classe LMGT3 no grid.
Um minuto para o fim, e todos até tentaram, mas a frase de Michelle Gatting ao GRANDE PRÊMIO no dia anterior foi certeira: se havia alguém capaz de colocar o #85 na pole, era Sarah, e ela foi ainda mais rápida no primeiro setor, porém tirou o pé e recolheu apenas para receber a ovação. Foi a primeira pole da Lamborghini na nova LMGT3.
Hipercarros: Kobayashi puxa 1-2 da Toyota
As máquinas da classe principal tomaram o traçado de Interlagos na sequência, com Buemi a bordo do Toyota #8 já estabelecendo 1min23s605 como tempo a ser batido. Logo atrás, os carros da Jota, #12 e #38, respectivamente, enquanto Cadillac #2 e Ferrari #50 fechavam o primeiro top-5. Da mesma forma como na LMGT3, dez dos 17 avançariam para a disputa da pole-position.
Callum Ilott, então, fez 1min23s357 e pegou o primeiro posto, com Kobayashi bem próximo com o #7 da Toyota, a apenas 0s069. Dos eliminados até então, Proton #99, Alpine #35, AF Corse #83, Peugeot #94, Peugeot #93 e Lamborghini #63. Enquanto isso, Campbell colocava o Porsche Penske #5 na liderança com 1min23s263. E assim como na classe menor, as posições dali em diante ficaram inalteradas.
Na hiperpole, mais uma vez o equilíbrio entre os carros ficou em evidência, tanto que os melhores setores da pista foram feitos por três pilotos diferentes. Enquanto Kevin Éstre pegou o 1 com o Porsche Penske #6, Antonio Fuoco foi o melhor na parte final com a Ferrari #50. O que fez toda a diferença, no entanto, foi o trecho intermediário de Kobayashi, bom o bastante para, ao todo, colocar 0s122 no segundo colocado.
WEC 2024, 6 Horas de São Paulo, Interlagos, Grid de largada:
Hipercarros
1 | M CONWAY K KOBAYASHI N DE VRIES | Toyota #7 | 1:23.140 | |
2 | S BUEMI B HARTLEY R HIRAKAWA | Toyota #8 | 1:23.262 | +0.122 |
3 | M CAMPBELL M CHRISTENSEN F MAKOWIECKI | Porsche Penske #5 | 1:23.331 | +0.191 |
4 | E BAMBER A LYNN | Cadillac #2 | 1:23.396 | +0.256 |
5 | K ESTRE A LOTTERER L VANTHOOR | Porsche Penske #6 | 1:23.408 | +0.268 |
6 | A FUOCO M MOLINA N NIELSEN | Ferrari #50 | 1:23.532 | +0.392 |
7 | W STEVENS C ILOTT N NATO | Jota #12 | 1:23.639 | +0.499 |
8 | J BUTTON P HANSON O RASMUSSEN | Jota #38 | 1:23.701 | +0.561 |
9 | A PIER GUIDI J CALADO A GIOVINAZZI | Ferrari #51 | 1:23.910 | +0.770 |
10 | S VAN DER LINDE R FRIJNS R RAST | BMW #20 | 1:24.078 | +0.938 |
11 | N LAPIERRE M SCHUMACHER M VAXIVIÈRE | Alpine #36 | 1:23.927 | +0.787 |
12 | N JANI J ANDLAUER | Proton #99 | 1:23.955 | +0.815 |
13 | P.L. CHATIN F HABSBURG C MILESI | Alpine #35 | 1:23.962 | +0.822 |
14 | D VANTHOOR R MARCIELLO M WITTMANN | BMW #15 | 1:24.065 | +0.925 |
15 | R KUBICA R SHWARTZMAN Y YE | AF Corse #83 | 1:24.066 | +0.926 |
16 | P DI RESTA L DUVAL S VANDOORNE | Peugeot #94 | 1:24.406 | +1.266 |
17 | M JENSEN N MÜLLER J.E. VERGNE | Peugeot #93 | 1:24.445 | +1.305 |
18 | M BORTOLOTTI E MORTARA D KVYAT | Lamborghini #63 | 1:24.554 | +1.414 |
19 | A SERRAVALLE C BENNETT J.K. VERNAY | Isotta Fraschini #11 | 1:24.863 | +1.723 |
LMGT3
1 | S BOVY R FREY M GATTING | Lamborghini #85 | 1:34.413 | |
2 | A MALYKHIN J STURM K BACHLER | Porsche #92 | 1:34.804 | +0.391 |
3 | J CAYGILL N PINO M SATO | McLaren #95 | 1:34.860 | +0.447 |
4 | J COTTINGHAM N COSTA G SAUCY | McLaren #59 | 1:34.911 | +0.498 |
5 | Y SHAHIN M SCHURING R LIETZ | Porsche #91 | 1:35.471 | +1.058 |
6 | D LEUNG S GELAEL A FARFUS | BMW #31 | 1:35.562 | +1.149 |
7 | F HERIAU S MANN A ROVERA | Ferrari #55 | 1:35.656 | +1.243 |
8 | T ROMPUY R ANDRADE C EASTWOOD | Corvette #81 | 1:35.931 | +1.518 |
9 | I JAMES D MANCINELLI A RIBERAS | Aston Martin #27 | 1:36.211 | +1.798 |
10 | T FLOHR F CASTELACCI D RIGON | Ferrari #54 | ###### | |
11 | R HARDWICK Z ROBICHON B BARKER | Mustang #77 | 1:36.085 | +1.672 |
12 | A AL HARTHY V ROSSI M MARTIN | BMW #46 | 1:36.163 | +1.750 |
13 | H KOIZUMI S BAUD D JUNCADELLA | Corvette #82 | 1:36.169 | +1.756 |
14 | C MATEU E BASTARD M SORENSEN | Aston Martin #777 | 1:36.415 | +2.002 |
15 | T KIMURA E MASSON J.M. LÓPEZ | Lexus #87 | 1:36.817 | +2.404 |
16 | C SCHIAVONI M CRESSONI F PERERA | Lamborghini #60 | 1:37.944 | +3.531 |
17 | C RIED M PEDERSEN D OLSEN | Mustang #88 | 1:38.004 | +3.591 |

