Campbell brilha no fim e coloca Penske #5 na pole para 1812 km do Catar

Matt Campbell voltou a mostrar a boa forma da Penske Porsche no Catar e garantiu a pole da equipe na abertura da temporada 2024 do Mundial de Endurance. Nyck De Vries ficou em segundo lugar com a Toyota

A Penske Porsche voltou a andar muito bem no Catar. Sem dar chances para a concorrência, o trio do carro #5, pilotado por Matt Campbell na classificação — e que ainda conta com Michael Christensen e Frédéric Makowiecki —, cravou 1min39s347 e ficou com a pole para a primeira etapa da temporada 2024 do WEC.

Dominante nos últimos anos, a Toyota tentou responder a boa fase da Penske e fez 1min39s511 com Nyck De Vries, mas vai largar na segunda posição. A segunda fila do grid ficou com Callum Ilott e o carro #12 da Jota, ao lado de Antonio Fuoco e o #50 da Ferrari.

O Porsche Penske #6, com Kévin Estre, ficou na quinta colocação, seguido pelo Peugeot #93, pilotado por Jean-Eric Vergne. Vencedora das 24 Horas de Le Mans do ano passado, a Ferrari #51 não encontrou bom ritmo e larga apenas no oitavo lugar, um posto à frente do novato Jenson Button com o outro veículo da Jota.

A classe dos hipercarros, porém, teve suas surpresas. A Toyota não conseguiu entrar com o carro #8, comandado por Brendon Hartley e campeão do ano passado, sendo uma grande surpresa para a montadora que dominou nos últimos anos. A Alpine também não andou bem com o novo carro. Nicolàs Lapierre e Paul-Loup Chatin ficaram em 14º e 17º, respectivamente.

Penske larga na pole para abertura da temporada 2024 do WEC (Foto: Porsche)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Comandando por Tom Van Rompuy, o Corvette #81 ficou com a melhor volta na LMGT3 com o tempo de 1min57s372. Aliaksandr Malykhin, com o Porsche #92, foi o segundo mais veloz com 0s8 de desvantagem, mas seguido de perto pela Ferrari #54 pilotada por Thomas Flohr.

A BMW #31, que conta com o veterano Valentino Rossi, nove vezes campeão no Mundial de Motovelocidade, vai largar na nona colocação dentro de sua classe.

A temporada 2024 do Mundial de Endurance tem início no próximo sábado (2) com os 1812 km do Catar, no Circuito Internacional de Lusail. As 24 Horas de Le Mans estão agendadas para 15 e 16 de junho, enquanto o retorno das 6 Horas de São Paulo está agendado para 14 de julho.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.