Pai de Bovy relembra pole histórica da Iron Dames no WEC: “Chorei como uma criança”

O ex-piloto Quirin Bovy, pai de Sarah Bovy, relembrou a trajetória da filha no endurance em um ambiente majoritariamente masculino e destacou alguns dos momentos mais marcantes da carreira

A Iron Dames surpreendeu ao anunciar a saída da classe LMGT3 do Mundial de Endurance (WEC) para a temporada 2026, mas não deixou a categoria sem antes acumular grandes momentos e histórias. Um dos principais aconteceu em Monza, em 2022, quando Sarah Bovy se tornou a primeira mulher a cravar uma pole-position na categoria, algo que o pai lembra com emoção até os dias de hoje.

Quirin Bovy, ex-piloto de endurance, relembrou a emoção do momento quando Sarah marcou 1min47s431 a bordo do #85 da Iron Dames para levar a pole da classe LMGTE Am. Apesar de não ter vencido as 6 Horas de Monza, o trio 100% feminino de Bovy, Rahel Frey e Michelle Gatting subiu no pódio e ficou na segunda posição.

“As energias que vivemos nesses caminhos fazem esquecer tudo o que passamos em termos de dificuldades e problemas. Quando Sarah fez a pole-position em Monza, chorei como uma criança, porque esperava por isso havia 20 anos”, relembrou Quirin.

Bovy, inclusive, voltaria a conquistar a pole-position nas 6 Horas de São Paulo, em 2024, mais uma vez com a Iron Dames. No ano anterior, o trio do #85 venceu a etapa final da temporada, no Bahrein, também com Bovy, Frey e Gatting.

Sarah Bovy conquistou a pole das 6 Horas de São Paulo em 2024 (Foto: Javier Jimenez/DPPI)

Quirin Bovy, que estava em um evento organizado pela estrutura “Girls just wanna drive fun” nos arredores de Bruxelas, na Bélgica, também falou sobre a trajetória de Sarah no automobilismo e celebrou o fato de estar vivendo a maior paixão que tem junto da filha há anos.

“Viver uma paixão com a filha é algo extraordinário. Nunca imaginei que um dia estaria em uma pista com um kart ao lado da minha filha. Quando Sarah começou, ela era a única menina. Nas 24 Horas de Spa-Francorchamps, havia 170 pilotos, e ela era a única menina. Existia uma tensão máxima em torno do que fazia. Para mim, isso era muito difícil de administrar. Vivemos coisas extraordinárias”, exaltou Bovy.

Agora, o WEC está de férias. A primeira etapa da temporada 2026 está marcada para os dias 26, 27 e 28 de março, no Catar. Uma semana antes, também em Lusail, acontece o Prólogo do WEC.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

📩 NEWSLETTER GP

Assine e receba notícias exclusivas e bastidores das pistas diretamente no seu e-mail!