Peugeot muda “95% do carro” e apresenta novo modelo 9×8 para disputa do WEC 2024
Peugeot quer depender menos do equilíbrio de desempenho no WEC e, por isso, apresentou novo modelo 9x8 com "conceito substancialmente diferente" para a disputa da temporada 2024
Na última segunda-feira (26), a Peugeot apresentou a nova versão do modelo 9×8 que compete no Mundial de Endurance na classe dos hipercarros. De acordo com Olivier Jansonnie, diretor-técnico da fabricante francesa, cerca de “90% a 95% do carro foi modificado”. A estreia do novo bólido acontece já no fim do próximo mês, nas 6 Horas de Ímola, a segunda etapa da temporada 2024 do WEC.
Embora muitas mudanças aerodinâmicas tenham sido feitas, a aparência ainda é bem familiar à antiga versão. O que mais chama a atenção, no entanto, é a presença da asa traseira, que não existia antes, e as larguras dos pneus, que agora possuem medidas diferentes, replicando o que as principais rivais já fazem.
Anteriormente, os pneus traseiros e dianteiros possuíam 31 cm de largura; agora, os compostos da frente possuem 29 cm, enquanto que os traseiros chegam aos 34 cm. A mudança permitiu a equipe deslocar mais peso do carro para a parte de trás, proporcionando também que mais downforce seja gerado a partir da superfície da carroceria, e não mais do assoalho.
Diretor-técnico da Peugeot Sport, Jansonnie explicou o processo de mudanças feitas, afirmando que “90% a 95% do carro foi modificado”.
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“Do ponto de vista do público, parece muito semelhante ao carro anterior. O carro parece o mesmo, apenas tem o complemento de asa traseira”, disse ele. “Um dos desafios e uma das restrições que tínhamos era que queríamos manter a aparência geral do carro”, continuou o francês.
“É interessante que você possa alcançar um conceito aerodinâmico substancialmente diferente com superfícies que foram alteradas, mas todas parecendo iguais”, continuou.
A manutenção do conceito, mesmo que com mudanças importantes, acabou sendo um fator positivo para a Peugeot, pois o chassi do carro permaneceu o mesmo. Desta forma, a equipe não precisa passar por um novo teste de colisão para conseguir a homologação da Federação Internacional de Automobilismo (FIA).
“Manter a [estrutura da] traseira foi realmente um desafio com a nova asa. Obviamente, a traseira é bem diferente. Isso foi importante para nós do ponto de vista do cronograma”, explicou o dirigente.
Jansonnie revelou que a decisão de realizar uma revisão massiva do 9×8 foi tomada em março do ano passado, após a abertura da temporada 2023, em Sebring. De acordo com ele, a motivação para as mudanças era garantir que a marca dependesse menos do chamado equilíbrio de desempenho, mais conhecido pela sigla em inglês BoP — Balance of Performance.
“O principal fator para a decisão de trocar o carro foi depender menos do BoP, que não podemos controlar. Queríamos fazer algo que nos aproximasse muito mais em termos de conceito de carro das nossas rivais, para que possamos estar no mesmo patamar de desempenho, independentemente do que o BoP esteja fazendo”, finalizou Oliver.
O Mundial de Endurance (WEC) retorna no dia 21 de abril, com as 6 Horas de Ímola, na Itália, com transmissão do GRANDE PRÊMIO em todas as atividades de pista.
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