Porsche Penske #6 se aproxima de título com vitória em Fuji. Confira classificação do WEC
Kévin Estre, André Lotterer e Laurens Vanthoor venceram as 6 Horas de Fuji, garantiram o quinto pódio em sete etapas e se aproximaram demais do título do WEC 2024
O WEC encerrou oficialmente a penúltima etapa da temporada 2024 no último fim de semana, com as 6 Horas de Fuji, e a vitória do Porsche Penske #6 aproximou demais o trio Kévin Estre, André Lotterer e Laurens Vanthoor do título. O carro foi a 150 pontos na tabela de classificação e abriu 35 em relação à Ferrari #50, que ocupa o segundo lugar com Antonio Fuoco, Miguel Molina e Nicklas Nielsen.
O Toyota #7 aparece em seguida, mas com apenas dois pilotos: Kamui Kobayashi e Nyck de Vries, que somam 113 tentos. Mike Conway também faz parte do trio, mas não correu em Le Mans e tem 77 pontos, em quarto. A pontuação é a mesma do Porsche Penske #5, de Matt Campbell, Michael Christensen e Frédéric Makowiecki, que fecha o top-5.
Se a situação pelo título parece próxima nos hipercarros, o cenário da LMGT3 é mais simples ainda. Klaus Bachler, Alex Malykhin e Joel Sturm, trio do Manthey #92, segue na primeira colocação com 136 pontos, e apenas uma tragédia poderia impedir a conquista da taça. O segundo posto pertence ao Manthey #91, de Richard Lietz, Morris Schuring e Yasser Shahin, que têm 90 tentos.
A BMW #31 da WRT aparece na sequência, com 85 pontos conquistados por Augusto Farfus, Sean Gelael e Darren Leung. Ian James, Daniel Mancinelli e Alex Riberas, vencedores da Lone Star Le Mans com o Heart of Racing #27, ocupam o quarto posto com 83. Por fim, o WRT #46 fecha o grupo dos cinco primeiros com Valentino Rossi, Ahmad Al Harthy e Maxime Martin, que alcançaram 61 pontos.
No Mundial de Construtores, a vitória serviu para a Porsche ultrapassar a Toyota no primeiro lugar, agora com 161 pontos. A equipe japonesa segue com dez tentos a menos, enquanto a Ferrari aparece na terceira colocação, com 134 pontos.
O WEC 2024 tem apenas mais uma rodada pela frente, com as 8 Horas do Bahrein programadas para o dia 2 de novembro. O GRANDE PRÊMIO transmite a categoria AO VIVO e COM IMAGENS no YouTube.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Top-10 dos hipercarros no WEC 2024 após 7ª etapa, em Fuji
Posição | Carro | Pilotos | Equipe | Pontos |
1 | 6 | ANDRÉ LOTTERER KÉVIN ESTRE LAURENS VANTHOOR | Porsche Penske Motorsport | 150 |
2 | 50 | ANTONIO FUOCO MIGUEL MOLINA NICKLAS NIELSEN | Ferrari AF Corse | 115 |
3 | 7 | KAMUI KOBAYASHI NYCK DE VRIES | Toyota Gazoo Racing | 113 |
4 | 7 | MIKE CONWAY | Toyota Gazoo Racing | 77 |
5 | 5 | FRÉDÉRIC MAKOWIECKI MATT CAMPBELL MICHAEL CHRISTENSEN | Porsche Penske Motorsport | 77 |
6 | 12 | CALLUM ILOTT WILL STEVENS | Hertz Team Jota | 70 |
7 | 8 | BRENDON HARTLEY RYO HIRAKAWA SÉBASTIEN BUEMI | Toyota Gazoo Racing | 70 |
8 | 51 | JAMES CALADO ANTONIO GIOVINAZZI ALESSANDRO PIER GUIDI | Ferrari AF Corse | 59 |
9 | 83 | ROBERT KUBICA ROBERT SHWARTZMAN YIFEI YE | AF Corse | 51 |
10 | 12 | NORMAN NATO | Hertz Team Jota | 45 |
Top-10 da LMGT3 no WEC 2024 após 7ª etapa, em Fuji
Posição | Carro | Pilotos | Equipe | Pontos |
1 | 92 | KLAUS BACHLER ALEX MALYKHIN JOEL STURM | Manthey PureRxcing | 136 |
2 | 91 | RICHARD LIETZ MORRIS SCHURING YASSER SHAHIN | Manthey EMA | 90 |
3 | 31 | AUGUSTO FARFUS SEAN GELAEL DARREN LEUNG | Team WRT | 85 |
4 | 27 | IAN JAMES DANIEL MANCINELLI ALEX RIBERAS | Heart of Racing Team | 83 |
5 | 46 | AHMAD AL HARTHY MAXIME MARTIN VALENTINO ROSSI | Team WRT | 61 |
6 | 55 | FRANÇOIS HERIAU SIMON MANN ALESSIO ROVERA | Vista AF Corse | 59 |
7 | 85 | SARAH BOVY MICHELLE GATTING | Iron Dames | 52 |
8 | 777 | ERWAN BASTARD MARCO SORENSEN | D’station Racing | 50 |
9 | 54 | FRANCESCO CASTELLACCI THOMAS FLÖHR DAVIDE RIGON | Vista AF Corse | 48 |
10 | 85 | RAHEL FREY | Iron Dames | 46 |
Mundial de Construtores após 7ª etapa, em Fuji
Posição | Construtor | Pontos |
1 | PORSCHE | 161 |
2 | TOYOTA | 151 |
3 | FERRARI | 134 |
4 | ALPINE | 52 |
5 | BMW | 49 |
6 | PEUGEOT | 34 |
7 | CADILLAC | 30 |
8 | LAMBORGHINI | 11 |
9 | ISOTTA FRASCHINI | 0 |