Porsche Penske #6 garante título do WEC nas 8 Horas do Bahrein. Toyota #8 vence
O protótipo terminou a prova em 11º, mas foi o suficiente para garantir o título, já que a Ferrari #50, segundo na classificação geral do WEC, concluiu a etapa em 12º
O Porsche Penske #6, do trio Kévin Estre, André Lotterer e Laurens Vanthoor, garantiu o título do Mundial de Endurance (WEC) neste sábado, após as 8 Horas do Bahrein, na categoria dos hipercarros.
O protótipo terminou a prova em 11º e manteve os 150 pontos, mas foi o suficiente para garantir o título, já que a Ferrari #50 de Antonio Fuoco, Miguel Molina e Nicklas Nielsen, que era a segunda na classificação geral, concluiu a etapa em 12º.
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Pole, o Toyota #8 de Brendon Hartley, Sébastien Buemi e Ryo Hirakawa — que também venceu as 6 Horas de São Paulo — garantiu a vitória das 8 Horas do Bahrein após ultrapassar o Porsche Penske #5 e garantir o triunfo.
A Ferrari #51 cruzou na terceira posição na linha de chegada, mas acabou punida por utilizar 28 pneus ao invés dos 26 permitidos pelo regulamento. A punição total ao conjunto foi de 4min55s, sendo 2 min para cada composto extra, sendo que os 55s foram adicionados por conta de um coeficiente feito em decorrência o tempo de volta no Bahrein. Com isso, o top-5 da oitava etapa da temporada foi formado, ainda, pela Peugeot #93, Alpine #35 e BMW #15.
A vitória deu à Toyota o título do Mundial de Marcas do WEC e manteve a hegemonia da montadora japonesa na pista bahrani. Foi a oitava vitória seguida da Toyota na pista. A temporada 2024 do WEC também ficou marcada pelo equilíbrio entre as equipes. Pela primeira vez, três equipes diferentes conquistaram o Mundial de Pilotos, Construtores e as 24 Horas de Le Mans: Porsche, Toyota e Ferrari.
Na categoria LMGT3, o título já estava definido a favor do Porsche Manthey #92 desde as 6 Horas de Fuji, realizadas em setembro. O trio formado por Klaus Bachler, Aliaksandr Malykhin e Joel Sturm teve um desempenho tímido no Bahrein, terminando apenas na nona colocação. Isso abriu caminho para a Ferrari #55, pilotada por Alessio Rovera, François Heriau e Simon Mann, vencer e terminar o certame no terceiro lugar.
O time venceu em Sakhir após batalha incessante com as duas Corvettes da TF Sport: a #81, com Tom Van Rompuy, Rui Andrade e Charlie Eastwood, e a #82, pilotada por Hiroshi Koizumi, Sébastien Baud e Daniel Juncadella.
A quarta posição ficou com a Lamborghini #60 da Iron Lynx, conduzida por Claudio Schiavoni, Matteo Cressoni e Matteo Cairoli, logo à frente do Porsche Manthey #91, que completou o 1-2 da equipe no campeonato com o quinto lugar nas 8 Horas do Bahrein, alcançado pelo trio Yasser Shahin, Morris Schuring e Richard Lietz.
O melhor brasileiro nas 8 Horas do Bahrein foi Nicolas Costa, que compartilhou a McLaren #59 da United Autosports com Grégoire Saucy e James Cottingham. A equipe terminou a prova na sexta posição, à frente da Ferrari #54, pilotada por Davide Rigon, Thomas Flohr e Francesco Castellacci, da McLaren #95 com Nicolas Pino, Joshua Caygill e Marino Sato, além do Porsche Manthey #92 e da Lamborghini #85 das Iron Dames, composta por Sarah Bov, Rahel Frey e Michelle Gatting.
Augusto Farfus Jr., assim como Sean Gelael e Darren Leung, teve dificuldades ao pilotar a BMW #31, que não apresentou competitividade neste sábado (2). A equipe, que entrou com chances de vice-campeonato, terminou apenas na 13ª posição e ficou com o quarto lugar no certame.
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