Kubica cita asfalto recapeado e espera corrida “desafiadora” no retorno do WEC a Austin
Além do recapeamento do asfalto, Robert Kubica contou ao GRANDE PRÊMIO que o “desconhecido” pode ser um dos grandes desafios para as equipes no retorno do WEC ao Circuito das Américas
Assim como foi nas 6H de São Paulo, Robert Kubica espera enfrentar uma etapa cercada de desafios no retorno do Mundial de Endurance ao Circuito das Américas, nos Estados Unidos. Em entrevista exclusiva ao GRANDE PRÊMIO, o polonês sugeriu que os testes realizados no local entre os dias 25 e 26 de julho até podem ajudar as equipes de alguma forma, mas reiterou que o recapeamento do asfalto pode se tornar um problema para a corrida que acontece no dia 1º de setembro.
O calendário da temporada 2024 sofreu algumas mudanças em relação a 2023 e uma delas foi a adição da pista em Austin. Os Estados Unidos até recebiam uma corrida do Mundial de Endurance, mas o evento era realizado em Sebring. No passado, o Circuito das Américas também sediou corridas do WEC, mas a categoria não passava por lá desde 2020.
Relacionadas
Agora, com o regulamento completamente reformulado, o WEC retorna para o Circuito das Américas e vai enfrentar situações diferentes. Questionado sobre as dificuldades de chegar em uma pista nova para a maioria das equipes, Kubica disse que vai enfrentar “muita coisa desconhecida”, mas afirmou que os testes que aconteceram no final de julho podem servir como um norte para as equipes — apesar dos planos de recapeamento do asfalto.
“Com certeza vai ter muita coisa desconhecida. Acredito que a maioria dos times vai testar lá no final de julho, então isso vai trazer um pouco de conhecimento para nós. Mas por outro lado, o circuito vai ser recapeado após os testes. Se isso acontecer, o mais provável é que as condições da pista estejam completamente diferentes quando chegarmos lá para a corrida de fato”, disse Robert.
“Vai ser desafiador por diferentes motivos, com certeza. O clima deve ser extremamente quente. E como sempre, uma pista diferente, em condições diferentes e com um clima que deve mudar muito. Vamos ver como isso se casa com o nosso carro. Espero que tenhamos um bom teste e que não tenhamos uma grande surpresa e encontremos uma situação completamente diferente quando voltarmos para lá no fim de semana do WEC”, finalizou Kubica.
O Mundial de Endurance passa por uma pausa e só retorna no dia 1º de setembro com a Lone Star Le Mans, corrida de 6 horas que acontece no Circuito das Américas, em Austin, nos Estados Unidos.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.