Kubica iguala Alonso e Webber como únicos com vitórias na F1 e classe principal do WEC

Robert Kubica conquistou sua primeira vitória no WEC e se juntou a Fernando Alonso e Mark Webber como únicos que já triunfaram na F1 e na classe principal do Mundial de Endurance

Robert Kubica viu o AF Corse #83 cruzar a linha de chegada com a primeira vitória da temporada no último fim de semana, na disputa da Lone Star Le Mans do WEC, e garantiu uma marca rara no mundo do esporte a motor. O polonês se juntou a Fernando Alonso e Mark Webber como únicos pilotos da história a conseguirem vencer na Fórmula 1 e na classe principal do Mundial de Endurance.

O triunfo em Austin foi o primeiro de Kubica na classe principal do WEC, a dos hipercarros, na qual o polonês corre desde o início da temporada atual. Robert já até venceu na categoria, mas na classe LMP2, com três triunfos no ano passado pela WRT. Na F1, o piloto conseguiu ser primeiro no GP do Canadá de 2008, quando pilotava na BMW.

Os únicos outros dois pilotos a registrarem o feito são Alonso e Webber. O espanhol, bicampeão mundial da F1, é o sétimo maior vencedor da história da categoria, com 32 triunfos entre 2003 e 2013. A primeira veio no GP da Hungria, pela Renault, enquanto a última — pelo menos até o momento — aconteceu em casa, na Espanha, com a Ferrari.

No WEC, Alonso também tem um currículo de respeito. O espanhol venceu as 24 Horas de Le Mans nas duas participações que fez, em 2018 e 2019, pela Toyota. Além disso, ainda se sagrou campeão do WEC na temporada 2018/19 com cinco vitórias em oito etapas, também junto à marca japonesa. Fernando dividia o carro #8 com Sébastien Buemi e Kazuki Nakajima.

Webber tentou ganhar em Le Mans cinco vezes, mas nunca conseguiu (Foto: Porsche)

Por fim, Webber fechou a carreira na F1 com nove vitórias: Alemanha-2009, Brasil-2009, Espanha-2010, Mônaco-2010, Inglaterra-2010, Hungria-2010, Brasil-2011, Mônaco-2012 e Inglaterra-2012, todas pela Red Bull. No WEC, Mark perseguiu o sonho de vencer as 24 Horas de Le Mans e participou da disputa cinco vezes, mas nunca conseguiu terminar em primeiro.

O australiano, porém, conquistou oito vitórias nas duas últimas temporadas que fez na categoria, em 2015 e 2016, e garantiu o título da primeira com a Porsche — que tinha também Brendon Hartley e Timo Bernhard no carro #17.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.