Toyota muda organograma e escala novo diretor-técnico para temporada 2024 do WEC

Com quase 20 anos de Toyota, Pascal Vasselon foi afastado de suas atividades diárias na equipe japonesa. David Floury é quem substitui interinamente

Há mudança importante na Toyota para a temporada 2024 do WEC. Isso porque o então diretor-técnico Pascal Vasselon foi substituído, segundo a Toyota Gazoo, por David Floury. Pascal era responsável pela preparação para o campeonato de endurance, além de desenvolver motores para outras competições em que os japoneses participam.

Vasselon tem quase 20 anos de parceria com a Toyota, ingressou na equipe em 2005. Foi o responsável por chefiar a entrada da marca no WEC em 2012, após a saída da equipe da Fórmula 1 em 2009. Esteve presente nas cinco vitórias dos japoneses nas 24 Horas de Le Mans.

De acordo com o breve comunicado do time, a modificação do francês, é “para desenvolver a próxima geração de liderança da empresa como parte de seu compromisso com a melhoria contínua e a fabricação de carros cada vez melhores criados para o automobilismo”.

Ele continua, no entanto, nos bastidores da equipe. A Toyota enfatizou que sua ações diárias estão temporariamente suspensas, mas espera que ele “retome em breve um papel ativo, contribuindo com o seu conhecimento e experiência para melhorar a abordagem estratégica da TRG ao automobilismo global”.

Pascal Vasselon tem quase 20 anos de Toyota (Foto: WEC)

Floury, seu substituto, será o diretor-técnico interino, por ora. Ele se juntou à equipe em 2021. Membros do time de Vasselon e responsáveis pelo desenvolvimento de chassis no WEC e motores no WRC, John Litjens e Norio Aoki reportarão suas funções agora ao novo dirigente.

Quem aprovou a mudança nos cargos foi o presidente, Misato Hirai, o vice-presidente, Kazuki Nakajima, e o diretor-administrativo, Rob Leupen.

A primeira rodada do WEC 2024 acontece no Catar, no dia 2 de março.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente:Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.