WEC e IMSA estendem homologações de carros LMDh e LMH para fim de 2029

Os carros LMDh e LMH, que competem nas classes principais do WEC e IMSA SportsCar, receberam uma extensão na homologação e seguirão até o fim de 2029. LMP2 continua até 2027

A tradicional conferência de imprensa antes do início das 24 Horas de Le Mans trouxe novidades importantes ao mundo do endurance. As homologações dos carros LMDh [Le Mans Daytona h] e LMH [Le Mans Hypercar], que estavam previstas para seguir até o fim de 2027, foram estendidas por dois anos e seguirão até 2029 tanto no WEC como no IMSA SportsCar. De acordo com as categorias, a decisão foi tomada para garantir estabilidade às montadoras.

“A estabillidade é muito importante”, disse Richard Mille, presidente da Comissão de Endurance da FIA. “É a razão pela qual temos todas essas montadoras nos hipercarros — isso e o fato de os custos serem razoáveis. Queremos evitar que os carros se tornem obsoletos: precisamos de estabilidade e flexibilidade, e por isso temos o sistema de evoluções, para que as fabricantes possam melhorar seus carros”, comentou.

De acordo com o regulamento de convergência anunciado em 2021 entre IMSA, FIA e ACO [Automobile Club de l’Ouest] — organizadora das 24 Horas de Le Mans —, os carros LMDh e LMH podem participar tanto do SportsCar, na classe GTP, quanto no WEC, nos hipercarros.

“Por um ponto de vista de estabilidade, isso é muito importante para as montadoras”, disse John Doonan, chefe do IMSA. “Mas também cria oportunidades para novos fabricantes que queiram entrar na classe GTP”, pontuou.

Carros da LMP2 seguirão no atual formato até o fim de 2027 (Foto: United Autosports)

Além disso, a atual geração LMP2 [Le Mans Prototype 2] também recebeu uma extensão em sua homologação, que agora vai até o fim de 2027. Parte importante da competição no SportsCar, a classe deixou de fazer parte da temporada integral do WEC ao fim de 2023, mas segue na disputa das 24 Horas de Le Mans e também compete na European Le Mans Series e Asian Le Mans Series.

A partir de 2028, a próxima geração da classe LMP2 trará um motor menor, o que vai diminuir o peso dos carros. Os fornecedores de unidades de potência e chassis ainda não foram selecionados. No momento, as máquinas usam motores Gibson V8 e chassis produzidos pela Oreca.

Por fim, ACO e FIA confirmaram a expectativa pela introdução dos primeiros carros com combustíveis sustentáveis a partir da temporada de 2028 na classe dos hipercarros.

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