Contente com estreia no Turismo Carretera virtual, Di Mauro mira chance em pista real

O domingo passado marcou o debute de Gaetano di Mauro na etapa disputada na pista de Buenos Aires pela abertura do playoff final do Turismo Carretera virtual. Convidado pela categoria para participar da prova, o brasileiro marcou pole, liderou corrida, protagonizou grandes disputas e também bateu no muro. O piloto da Shell sonha com uma oportunidade agora nas pistas argentinas de verdade

Gaetano di Mauro foi convidado pela organização do Turismo Carretera para participar da etapa virtual disputada no último domingo (12) na pista #12 do circuito Oscar y Juan Galvez, em Buenos Aires. Piloto da Shell na Stock Car, o paulista de 23 anos foi um dos protagonistas da prova que abriu o playoff decisivo do campeonato. Di Mauro marcou pole em corrida classificatória, liderou, travou boas batalhas e também foi parar no muro ao ser tocado por um dos adversários. No fim das contas, o saldo por si só foi considerado positivo por Gaetano, que agora almeja regressar à categoria, não somente na versão virtual, mas na pistas reais argentinas.

“Fiquei muito contente com o convite e com a oportunidade de correr nessa categoria maravilhosa. Tivemos boas disputas na pista e, felizmente, consegui me adaptar bem ao carro. Agradeço à Shell e à organização do campeonato”, destacou Di Mauro, que foi o vencedor, no começo do mês, da corrida-teste da eStock Car em Interlagos.

Gaetano di Mauro no TC Virtual
Gaetano di Mauro foi um dos protagonistas do Turismo Carretera virtual em Buenos Aires (Foto: Divulgação/Ferrari Promo)

Di Mauro pilotou um Chevrolet na etapa virtual do Turismo Carretera em Buenos Aires. O único não-argentino a disputar a etapa foi o mais rápido da sua bateria eliminatória, largou na pole para uma corrida curta de classificação, de cinco voltas, que definiu o grid de largada da prova principal, partindo lado a lado com Facundo Ardusso.

O brasileiro andou na frente quase toda a prova, até que, nas últimas curvas, foi superado por dois adversários locais, que travaram um jogo de vácuo impulsionado nas longas retas do traçado argentino. Gaetano ainda conseguiu fazer uma ultrapassagem para terminar sua corrida de classificação em segundo, atrás de Mauricio Lambris e à frente de Federico Alonso, Nicolás Bonelli e Emmanuel Novo.

Na definição da pole propriamente dita, Di Mauro ficou a somente 0s051 do dono da posição de honra, Leonel Pernía, ex-jogador de futebol nos anos 1990 e atual campeão do Súper TC 2000.

Gaetano fez grande largada, colocou por dentro em uma linha de três carros e pulou de terceiro para primeiro na freada da primeira curva da corrida. Pouco depois, em novo jogo de vácuo, Di Mauro foi superado por Pernía e Lambris, caindo para terceiro.

Após a primeira intervenção do safety-car, na relargada, Di Mauro ficou encaixotado ao tentar repetir a manobra do início da corrida e perdeu algumas posições, mas se recuperou e subiu para o quinto lugar quando abriu a janela para troca de pneus e reabastecimento. Voltou dos boxes para a pista em 17º, mas, com várias voltas rápidas em série, retomou o terceiro posto depois que todos fizeram o pit-stop obrigatório.

Com três voltas para o fim, novo safety-car, em razão do toque entre Lucas Granja e Nicolás Trosset. Di Mauro perdeu a vantagem confortável que tinha para o restante do pelotão, que foi reagrupado para os momentos derradeiros. Após nova relargada, marcada por muitas trocas de posição, Gaetano sofreu com os pneus mais gastos e caiu para quinto, mas conseguiu se recuperar e subiu novamente para terceiro, posição na qual abriu a volta final.

E assim foi até a reta final, quando, em disputa por posição, Di Mauro foi tocado por Ardusso e acabou batendo no muro, encerrando as chances de um pódio na estreia pelo Turismo Carretera virtual. Gaetano terminou em 16º. A vitória ficou com Pernía.

“É um prazer participar de uma categoria histórica e estou à disposição para outras ocasiões. O campeonato virtual do Turismo Carretera é muito organizado e percebi que os pilotos levam realmente a sério. Tivemos grandes disputas e adoraria competir com eles novamente, tanto no simulador quanto nos autódromos argentinos”, finalizou o brasileiro.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.