Di Mauro estreia em etapa virtual do Turismo Carretera e disputa etapa de Buenos Aires

Vencedor da corrida teste da eStock Car na semana passada, Gaetano di Mauro vai expandir os horizontes da sua trajetória nos simuladores. O piloto da Shell Racing vai competir como convidado do Turismo Carretera virtual no próximo domingo (12). A pista escolhida é a do tradicional autódromo Oscar y Juan Galvez, em Buenos Aires

Gaetano di Mauro vai viver uma nova experiência na sua curta, porém já vitoriosa trajetória no automobilismo virtual. Enquanto aguarda para voltar às pistas de verdade, o piloto da Academia Shell Racing, vencedor da corrida teste da eStock em Interlagos na semana passada, vai acelerar pela primeira vez em uma etapa virtual do Turismo Carretera. A partir deste ano, a categoria tem a Shell como fornecedora oficial de combustíveis. A prova está marcada para o próximo domingo (12) e vai ser disputada em no chamado traçado 12 dentre os tantos possíveis do tradicional autódromo Oscar y Juan Galvez, em Buenos Aires.

Categoria mais longeva em atividade no automobilismo mundial, ativa ininterruptamente desde 1937, o Turismo Carretera, como todas as outras ao redor do mundo, teve de pausar as atividades de pista por conta da pandemia do novo coronavírus. Entretanto, como ainda não há a perspectiva de um retorno do automobilismo argentino, as competições virtuais são uma forma de entreter público e também os pilotos que integram o grid do famoso TC.

Gaetano di Mauro em carro virtual do Turismo Carretera
Gaetano di Mauro vai estrear como convidado do Turismo Carretera virtual neste fim de semana (Foto: Ferrari Promo)

A competição virtual é disputada por pilotos que fazem regularmente parte do Turismo Carretera e vai ser transmitida pela TV Pública da Argentina e também pelas redes sociais da ACTC (Asociación Corredores Turismo Carretera), que organiza a categoria, entre 11h e 14h (horário local e também de Brasília).

A etapa representa a abertura do playoff decisivo que vai definir o campeão do TC virtual. Já foram realizadas sete provas, todas com a presença de pilotos regulares, que vão encarar a primeira de quatro corridas da fase final da competição.

Assim como no Turismo Carretera real, na categoria virtual estão previstos também troca de pneus e reabastecimento obrigatórios. A classificação vai ter duração de 8 minutos, com os pilotos tendo um limite de cinco voltas, e a corrida tem a extensão de 18 giros.

O ACTC informa, no seu site oficial, a robusta relação dos pilotos que vão fazer companhia a Gaetano na jornada deste fim de semana: Agustín Canapino, Nicolás Trosset, Mauricio Lambiris, Nicolás Bonelli, Leonel Pernía, Facundo Ardusso, Juan Cruz Benvenuti, Norberto Fontana, Marcelo Agrelo, Luciano Ventricelli, Christian Ledesma, Christian Dose, Juan Bautista De Benedictis, Jonatan Castellano, Pablo Costanzo, Josito Di Palma, Nicolás González, Juan José Ebarlín, Alan Ruggiero, Federico Alonso, Santiago Mangoni, Diego De Carlo, Lionel Ugalde, Facundo Chapur, Matías Rodríguez, Ernesto Bessone, Emmanuel Novo, Iván Ramos e Alejandro Occhionero.

Gaetano di Mauro em carro virtual do Turismo Carretera
Gaetano di Mauro vai fazer parte de um grid recheado de estrelas do automobilismo argentino (Foto: Ferrari Promo)

Para Gaetano, a chance de integrar como convidado o grid do TC virtual é o primeiro passo para a realização de um sonho ainda maior. “Sempre fiquei encantado com a paixão do torcedor argentino e a força do Turismo Carretera. São os carros de competição que têm o barulho mais lindo do mundo. Quando a Shell entrou como fornecedora oficial da categoria, me animei, pois imaginava que poderia aparecer uma oportunidade para mim”.

“A chance chegou no virtual, e vou dar o meu melhor para buscar a vitória e, ao mesmo tempo, respeitando os pilotos que lutam pelo campeonato. Estou muito contente em participar do evento pelo simulador e sigo sonhando com a chance de um dia poder acelerar esses carros diante do apaixonado público argentino em uma corrida real”, declarou.

Vicente Sfeir, gerente de motorsport e patrocínios da Raízen, empresa responsável pela marca Shell no Brasil e na Argentina, ressaltou o histórico vitorioso recente de Gaetano no automobilismo virtual e a importância do intercâmbio e da presença de um piloto Shell na mais tradicional categoria do automobilismo argentino.

“Com grande alegria e satisfação recebemos o convite do Turismo Carretera para que um piloto Shell fizesse parte desse grid. É um campeonato que tem enorme tradição, com muitas e muitas décadas de história. Será muito legal poder ver como o Gaetano se sai em meio a tantas feras do esporte a motor e numa pista tão tradicional como a de Buenos Aires. Mais que tudo, é motivo de honra para a marca Shell mais uma vez participar desse intercâmbio tão importante entre Brasil e Argentina, mercados tão importantes e com fãs apaixonados por corridas”, disse.

“Gaetano é um dos nossos pilotos com maior capacidade de adaptação ao automobilismo virtual. Nas corridas de simulador que disputou ou venceu ou esteve perto de vencer. Vai ser um grande desafio para ele correr numa categoria que não conhece, com um carro que não conhece e numa pista que também não conhece. Então vai ser muito bacana acompanhar isso e ver como ele se sai”, completou o executivo.

🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.