Equipe da Stock Car, Crown abre seletiva para contratar pilotos do automobilismo virtual

A Crown Racing vai ser a primeira equipe da Stock Car a recrutar oficialmente pilotos para o automobilismo virtual. A seletiva vai ser realizada em duas plataformas, no iRacing e no Automobilista, e vai ter início no próximo dia 10 de maio com as tomadas de tempo previstas realizadas na pista virtual de Interlagos

A importância crescente do automobilismo virtual tem sido cada vez mais amplificada em tempos de pandemia e ausência de corridas nas pistas de verdade. As principais categorias do esporte a motor têm se dedicado a promover e transmitir as provas de simulador: F1, Indy, Nascar e até a MotoGP aderiram às corridas virtuais. No Brasil, vários pilotos se unem para realizar os eventos de eSports, com convidados de peso e transmissões ao vivo; e a Academia Shell Racing, por exemplo, já promoveu o processo seletivo que escolheu seu piloto virtual: Erick Goldner.
 
Agora, é a vez de a Crown Racing, equipe da Stock Car, ser a primeira do grid da principal categoria do automobilismo brasileiro a se envolver diretamente com um projeto de eSports e anunciar, nesta segunda-feira (4), uma seleção para escolher dois pilotos no automobilismo virtual. No processo, que a Crown desenvolve em parceria com a W2 Racing, dois nomes vão ser selecionados em duas plataformas diferentes: Automobilista e o iRacing.
 
A ideia do projeto é, ao direcionar seus futuros pilotos para as duas principais plataformas das corridas de simulador, pulverizar a presença das equipes em diferentes categorias ao longo da temporada. O início do processo seletivo está marcado para 10 de maio no iRacing e uma semana depois no Automobilista.
Eis o carro da Crown Racing para a plataforma Automobilista (Foto: Divulgação)
A proposta funciona da seguinte forma: durante uma semana, vai ser aberto um servidor em cada plataforma para os candidatos completarem voltas rápidas de forma livre em treinamentos. A participação é aberta a cada piloto virtual que tenha os carros e as pistas baixados em seu perfil, sem a cobrança de taxas de inscrição. Os 26 mais rápidos no Automobilista e os 40 primeiros no iRacing vão avançar à segunda fase.
 
Neste estágio, estão previstas duas corridas em cada plataforma, com o sistema de pontuação idêntico ao usado pela Stock Car. Vence o piloto que somar o maior número de pontos ao fim das duas corridas. Em caso de vitória do mesmo piloto em ambas as plataformas, o segundo mais bem colocado no iRacing vai ficar com a segunda vaga na equipe.
 
O cronograma da seletiva para o iRacing inicia em 10 de maio com a abertura do processo e as voltas rápidas em Interlagos, encerrando-se uma semana depois. A divulgação dos 40 selecionados para a próxima fase está marcada para 18 de maio. Um dia depois, acontece a primeira das corridas seletivas, também em Interlagos. Em 24 de maio, está prevista a abertura dos servidores de treino da segunda etapa, que vai ser disputada em Daytona Road. A corrida vai acontecer em 2 de junho.
 
A programação no Automobilista abre em 17 de maio com as seletivas e as voltas rápidas em Interlagos, com seu encerramento marcado para 24 do mesmo mês. No dia 25, a organização da seletiva vai divulgar a lista com os 26 melhores classificados. E um dia depois, acontece a primeira corrida do processo, em Interlagos. A diferença é que a segunda corrida vai ser na pista virtual de Goiânia. Em 31 de maio, os servidores vão ser abertos para os treinos no traçado, enquanto a prova vai ser disputada em 9 de junho.
 
Os vencedores do processo seletivo vão usar as cores da Crown Racing em suas competições ao longo da temporada 2020, vão ter apoio financeiro em valor equivalente à manutenção de uma assinatura e pacote de dados e pistas do iRacing, inscrição em pelo menos cinco eventos indicados pelo time ao longo da temporada e participação no primeiro campeonato virtual da Stock Car, com previsão de lançamento ainda em 2020.
 
Os pilotos selecionados também vão ter acesso à estrutura da Crown Racing e da W2 Racing tanto em eventos da Stock Car como também da Stock Light, participação em reuniões entre pilotos e engenheiros, acesso à comunicação entre carro e box pelo rádio durante treinos e análise de telemetria dos carros de competição real.
 
As duas equipes já mantêm laços nas pistas brasileiras. A Crown Racing, que tem como pilotos confirmados para 2020 Átila Abreu, Galid Osman e Júlio Campos, trabalha em conjunto com a W2, que assegurou os pilotos Raphael Reis, Matheus Iorio, Gabriel Lusquiños e Rafael Martins para a Stock Light neste ano por meio da equipe Crown Racing Junior, operada pela W2 e liderada pelo ex-piloto Serafin Junior.
 
Duda Pamplona, chefe da equipe Crown, ressaltou a importância crescente dos eSports e da necessidade de a Stock Car estar envolvida com o automobilismo virtual.
 
“A Stock Car retorna no segundo semestre. Mas vivemos o esporte 365 dias por ano, e nosso trabalho segue intenso durante 12 meses. Já havíamos mapeado o potencial do automobilismo virtual. O período de quarentena colocou os simuladores com mais força em evidência e motivou nosso movimento para investir no segmento. A Crown Racing reafirma seu pioneirismo sendo a primeira equipe da Stock Car a anunciar planos de expansão para o automobilismo virtual”, disse.
 
“Esperamos proporcionar aos pilotos selecionados condições para seguirem competindo com excelência nos simuladores e ainda uma exclusiva vivência com nossa plataforma nas pistas”, completou o carioca.

Paddockast #59
DUPLA IMPLACÁVEL: Daniel Serra e Ricardo Maurício

Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM

Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo

O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.

Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.

Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo

O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.

Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experiências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.

assine agora