Pulling perde título antecipado após mudança no calendário da F1 Academy

Após o cancelamento da corrida 2 no Catar, a F1 Academy decidiu adicionar mais uma prova em Abu Dhabi, última etapa da temporada 2024. Desta forma, mais pontos entraram em jogo, dando a Doriane Pin uma segunda oportunidade de superar Abbi Pulling na briga pelo título

Abbi Pulling terá de esperar um pouco mais se quiser, de fato, ser considerada a campeã da temporada 2024 da F1 Academy. Após a categoria exclusivamente feminina decidir adicionar uma corrida 3 na rodada em Abu Dhabi para compensar o cancelamento da segunda prova no Catar, Doriane Pin, segunda colocada na classificação, ganhou uma nova chance para tentar superar a britânica na disputa pelo título.

No circuito de Lusail, a pilota da Rodin precisava somar apenas mais 18 pontos para acabar de vez com as chances da rival. E conseguiu. Depois de largar da terceira posição no sábado (30), não teve dificuldades para superar Maya Weug, que saiu do segundo posto, logo nos primeiros metros para cruzar a linha de chegada somente atrás de Pin.

Desta forma, a diferença entre elas na tabela ficou em 83 pontos, o suficiente para Pulling erguer o troféu, já que restavam 81 tentos a serem disputados na corrida 2 do Catar e nas duas provas em Abu Dhabi — 25 para cada corrida, 2 para cada pole e 1 para cada volta rápida. No entanto, a situação mudou completamente de figura no dia seguinte.

A etapa da Porsche Cup, que abriu o cronograma de domingo, foi marcada por um acidente que destruiu uma barreira de proteção, que precisou de reparos emergenciais. Com isso, a organização do evento acabou cancelando a F1 Academy para não atrasar a programação, especialmente Fórmula 2 Fórmula 1.

Abbi Pulling chegou a celebrar o título da F1 Academy no Catar (Foto: F1 Academy)

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: LEIA TAMBÉM: Academy adiciona corrida 3 a etapa em Abu Dhabi e compensa cancelamento no Catar

Para não deixar o calendário desfalcado, a categoria resolveu realizar uma terceira prova no circuito de Yas Marina, neste fim de semana. Desta forma, mais pontos entram em jogo, pois uma classificação adicional distribuirá 2 pontos a mais do que era previsto, além do 1 tento extra pela volta mais rápida.

Sendo assim, ainda restam 84 pontos a serem distribuídos, não mais 81. Como a diferença entre Pulling e Pin não sofreu qualquer alteração, já que a francesa continuou tendo os 2 pontos da pole-position da corrida 2 no Catar contabilizados, ainda há chances de a classificação final sofrer alterações.

De qualquer maneira, Abbi continua como a grande favorita na briga pelo título da F1 Academy. Para confirmar (mais uma vez) a posição de campeã, a britânica precisa deixar a corrida 1 em Abu Dhabi com uma diferença maior do que 56 pontos para a adversária da Prema.

A F1 Academy retorna neste fim de semana, entre os dias 6 e 8 de dezembro, com a etapa em Abu Dhabi, a última da temporada 2024.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.