Pin leva punição por ignorar fim de corrida 2 da F1 Academy em Jedá. Pulling herda vitória

Doriane Pin não viu a bandeirada e continuou em plena aceleração após o final da corrida 2. A francesa só freou quando a direção de prova acionou a bandeira vermelha

Dominante em todo o final de semana da abertura da F1 Academy 2024, na Arábia Saudita, Doriane Pin protagonizou o que tem tudo para ser um dos lances mais inusitados do ano. A pilota francesa tomou 20s de punição por ignorar a bandeira quadriculada na corrida 2, realizada neste sábado (9), e continuar em plena aceleração após cruzar a linha de chegada.

Doriane só parou quando, ao passar novamente pela reta principal em alta velocidade, a direção de prova optou por acionar a bandeira vermelha. Pelo rádio, o engenheiro perguntou atônito: “Doriane, o que você está fazendo? É a bandeira quadriculada!”. A jovem, então, respondeu com um “você não me avisou”. Depois, às colegas de pódio, disse que teve uma falha no rádio.

A situação, no entanto, não passou despercebida pelos comissários, que decidiram punir Pin com um drive-through, que é a passagem pelos boxes. Quando tal sanção é aplicada após a prova, é convertida em um acrescimento de 20s ao tempo final do piloto.

A integrante da academia da Mercedes caiu para a nona posição. Quem levou a melhor na confusão causada por Doriane foi Abbi Pulling, que herdou a vitória e deixou a rodada na liderança da competição. Maya Weug subiu para segundo, com Nerea Martí indo ao pódio em terceiro.

Abbi Pulling (à esq.) herdou vitória da corrida 2 em Jedá (Foto: F1 Academy)

Outras punições também foram aplicadas. Amna Al Qubaisi tomou 5s por sair da pista e ganhar vantagem quando disputava posição com a brasileira Aurelia Nobels. A pilota que compete com as cores da RB caiu para oitavo com o resultado.

Por fim, Lola Lovinfosse tomou cinco posições no grid da próxima corrida em que participar após colisão com Lia Block na curva 1. Nobels abandonou.

 Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
 Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.