F1 Academy decide premiar campeã da temporada 2024 com vaga na GB3 em 2025

Diretora da F1 Academy, Susie Wolff mostrou entusiasmo com o projeto e disse que o objetivo é "criar oportunidades em todos os níveis" para as mulheres no automobilismo

Nesta quinta-feira (7), a F1 Academy anunciou que a vencedora da temporada 2024 terá direito a uma vaga integral na GB3 em 2025, para competir com as cores da equipe Rodin Motorsport. Diretora da categoria exclusivamente feminina, Susie Wolff falou com entusiasmo da novidade e dos esforços que estão sendo feitos para “criar oportunidades para que as mulheres tenham sucesso no esporte”.

Criada em 2013, a GB3 se tornou a principal classe de monopostos do Reino Unido e tem como objetivo abrigar jovens que estão deixando qualquer competição de Fórmula 4 homologada pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) ou de kart. Para 2025, espera-se muitas novidas por causa da introdução de um novo carro, com um chassi revisado, nova unidade de potência e até mesmo DRS. Além disso, seis das oitos etapas do calendário serão realizadas em circuitos que recebem a Fórmula 1.

Com apenas duas rodadas restando para o fim do campeonato, Catar e Abu Dhabi, a britânica Abbi Pulling, com 245 pontos, lidera com ampla vantagem sobre a segunda colocada, a francesa Doriane Pin, que tem 150 tentos acumulados até aqui. A pilota da Rodin pode ser campeã já na etapa de Lusail, que acontece entre os dias 30 de novembro e 1º de dezembro.

Desta forma, Pulling seria a premiada com a vaga na GB3 em 2025. A Pirelli, fornecedora de pneus da categoria, também vai ajudar no financiamento do assento, assim como um período de 20 dias de testes com o novo monoposto antes de a campeã da F1 Academy ingressar de forma integral na competição. Wolff está animada com o projeto.

Abbi Pulling pode se tornar campeã no Catar, com uma rodada de antecedência (Foto: F1 Academy)

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: LEIA TAMBÉM: Academy anuncia série estilo ‘Drive to Survive’ com estreia prevista para 2025

“Na F1 Academy, estamos nos esforçando para criar oportunidades para que as mulheres tenham sucesso em todos os níveis do nosso esporte, e uma prova dessa missão é nosso comprometimento em montar o melhor projeto possível para que nossas campeãs sigam avançando”, começou em um comunicado.

“Junto com nossa equipe de desenvolvimento de pilotas, temos orgulho de apoiar nossa campeã de 2024 com uma vaga totalmente financiada na GB3 com a Rodin em 2025. Isso lhe dará uma oportunidade fantástica de continuar seu desenvolvimento e ajudar em sua progressão futura”, encerrou.

A F1 Academy retorna entre os dias 30 de novembro e 1º de dezembro, com a etapa no Catar, penúltima da temporada 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura da competição.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.