Ferreira festeja pontos em rodada “rápida e frenética” da F1 Academy na China
Rafaela Ferreira superou punições no fim de semana em Xangai para levar os primeiros pontos da temporada da F1 Academy. Pilota ocupa o 8º lugar na classificação após rodada de estreia
A brasileira Rafaela Ferreira foi um dos destaques da rodada de abertura da temporada 2025 da F1 Academy, disputada no último fim de semana em Xangai, na China. A pilota da Campos, que corre com o apoio da Racing Bulls, superou as punições para coletar valiosos pontos logo em sua estreia no certame, dedicado exclusivamente a pilotas.
Rafaela perdeu três posições no grid das duas corridas após provocar um acidente com a americana Lia Block durante o treino livre. Na primeira prova, saiu de 16º para um impressionante quinto lugar, enquanto na segunda bateria terminou na oitava colocação. Os pontos coletados colocam a brasileira em 8ª na classificação.
Relacionadas
“No geral, foi um final de semana muito bom, tivemos alguns imprevistos no caminho, eu não consegui me classificar muito bem, ainda recebi penalização, mas fiz provas muito constantes e de recuperação. Acabamos pontuando nas duas corridas e dentro da meta esperada para o final de semana, cumprimos o estabelecido. O maior desafio desse final de semana foram os poucos tempos de pista, tivemos só um treino livre de 40 minutos que eu nem participei praticamente, e depois uma classificação muito rápida, então me acostumar com essa rotina muito rápida e frenética, foi o mais desafiador”, declarou Ferreira, que ainda não tinha corrido no Circuito Internacional de Xangai.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

O próximo desafia de Rafaela na F1 Academy será com a rodada dupla de Jedá, na Arábia Saudita. Ferreira ressaltou que a preparação para o evento será crucial, já que jamais experimentou a chance de correr de noite e em um circuito de rua.
“Claro que os pontos são sempre muito importantes, não tem como não pensar nisso, no final do campeonato é o que mais importa. Já estamos focados na próxima etapa que é Jedá, me preparar com treinos no simulador, testes, treinos na pista. Vai ser desafiador porque a grande maioria das meninas do grid já conhecem essa pista e eu nunca tive contato, ainda mais por ser uma pista de rua, corrida noturna, já que nunca corri nessas condições”, completou.
A F1 Academy realiza a etapa de Jedá entre os dias 19 e 20 de abril, na Arábia Saudita. A atual líder do campeonato após a primeira etapa é a francesa Doriane Pin.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.
📩 NEWSLETTER GP
Assine e receba notícias exclusivas e bastidores das pistas diretamente no seu e-mail!