19º no TL1, Kubica destaca lentidão da Williams e relata que “é quase impossível manter o carro na pista”

Robert Kubica não ficou muito satisfeito com o que viveu no TL1 da F1 em Barcelona. Muito longe do resto do pelotão, o polonês revelou a dificuldade que teve para sequer manter o FW41 no traçado do Circuito da Catalunha. Falou também que o problema principal do carro segue o mesmo que há três meses

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Na manhã desta sexta-feira (11), Robert Kubica voltou à pista com o FW41 pela primeira vez desde os testes de pré-temporada. E as coisas não estavam melhores que antes para a Williams, aliás exatamente o oposto disso. Kubica rodou, ficou mais de 3s3 acima da volta da liderança e saiu com um diagnóstico preocupante: o de que a lentidão está aliada a um problema para sequer se manter no traçado.

 
Kubica terminou com a 19ª colocação guiando o carro de Sergey Sirotkin, à frente apenas de Lance Stroll – que rodou e ficou preso na brita. Depois, questionado sobre qual o principal problema do carro, foi taxativo: o mesmo de antes.
 
"É o mesmo que três meses atrás. Não sou a pessoa certa para entrar muito em detalhes, [mas] sabemos exatamente qual a parte mais fraca do nosso carro. O bom é que começamos um projeto que deveria ajudar a entender melhor [o problema], melhorar e resolver completamente", disse.
 
"Não é uma questão de um dia ou um mês, provavelmente bem mais que isso, então temos que ser pacientes. Milagres não acontecem. Teremos pistas melhores que Baku, por exemplo. Eu esperava uma situação diferente em Barcelona, o TL1 foi mais difícil que eu esperava. Vamos tentar ajudar nossos pilotos titulares com o equilíbrio do carro, facilitar o trabalho deles", seguiu.
Robert Kubica (Foto: Williams)
"Desempenho é uma história diferente. Precisamos reparar nossos muitos problemas para pensar em desempenho e tentar tirar o máximo daquilo que nós temos. Hoje de manhã, éramos lentos, mas além da lentidão era quase impossível manter o carro na pista. É algo que precisa mudar para facilitar a vida dos pilotos", afirmou.
 
Após a participação no TL1, Kubica volta ao carro na próxima quarta-feira, no teste coletivo de meio de temporada. 
 
"Temos um dia de grande programa para aumentar o entendimento de algumas áreas do carro, e estou feliz com isso. Ainda que eu espere que o equilíbrio do carro esteja melhor que hoje, porque, se não for, o dia será longo", encerrou.
 
A Williams atualmente ocupa o último lugar do Mundial de Construtores.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.