5 coisas que aprendemos no sábado do GP da Hungria da Fórmula 1 2024

A McLaren fez valer a superioridade técnica e aproveitou a primeira oportunidade do fim de semana na Hungria: cravou 1-2 no grid de largada. Agora, porém, vem a parte mais difícil, mesmo que seja em uma pista propícia para segurar a posição

A classificação do GP da Hungria neste sábado (20) viu a McLaren dar mais uma bela demonstração de força. O extremamente versátil carro laranja se adequou bem também ao traçado sinuoso magiar e, assim, viu Lando Norris e Oscar Piastri dominarem a primeira fila.

Mais uma vez, Max Verstappen fez o que deu e, nessa, ainda salvou o terceiro lugar com uma Red Bull novamente instável e tecnicamente inferior na batalha com a McLaren. Carlos Sainz completa a segunda fila, em dia de pequeno respiro para a Ferrari.

Charles Leclerc parte em sexto, atrás ainda de Lewis Hamilton. Na sequência aparece uma disputa interessante entre Aston Martin e RB: Fernando Alonso e Lance Stroll largam em sétimo e oitavo, enquanto Daniel Ricciardo e Yuki Tsunoda fecham o top-10. Tsunoda e Sergio Pérez deram duas belas pancadas no muro, inclusive.

O GRANDE PRÊMIO separou cinco coisas que aprendemos no sábado do GP da Hungria, 13ª etapa da Fórmula 1 2024:

Lando Norris e a McLaren estão muito fortes de novo na Hungria (Foto: McLaren)

McLaren comprova superioridade e tem faca e queijo na mão na Hungria

Superioridade técnica não ganha corrida sozinha, mas ajuda muita. O ponto é que a McLaren não tem aproveitado isso praticamente nunca, mas tem uma nova grande chance. Talvez a maior delas, inclusive, pelo cenário todo: os britânicos dominam a primeira fila em um circuito mais travado, de ultrapassagens um pouco mais escassas. É basicamente não fazer besteira, largar bem e marcar Verstappen. Porque esse segundo setor monstruoso da McLaren tende a empurrar Norris e Piastri para longe da absurda asa móvel taurina.

Verstappen se põe competitivo com Red Bull instável. E vê Pérez sucumbir

Com Piastri fazendo o papel dele direitinho, era isso mesmo que dava para Verstappen fazer. A repaginada Red Bull não foi lá grandes coisas, ainda que seja, sim, ao menos competitiva. O neerlandês vai ter uma corrida daquelas pela frente, precisando driblar os dois carros laranjinhas. Se vencer, tem cara de maior triunfo dele no ano, cenário é bem desfavorável. Quer dizer, desfavorável mesmo é a situação de Pérez, né? Mais um acidente na classificação e, agora, nas últimas sete definições de grid, seis quedas antes do Q3. Nenhum top-7. Ninguém aguenta mais.

Ferrari supera Mercedes em primeiro passo importante

No cenário mais amigável que a Ferrari enfrenta desde a vitória em Mônaco, o desempenho está muito longe de ser maravilhoso. Mas também não está trágico: de alguma forma, Sainz está em quarto e Leclerc, em sexto, um resultado mais decente para quem vinha sendo a inquestionável quarta força. Mas é assustador ver como os carros vermelhos estão levando da McLaren, mais ainda se lembrarmos o que rolou em Monte Carlo, quando a Ferrari tirou os britânicos do caminho. Aquilo está longe de se repetir.

Nem chuvinha alivia calor que sufoca Mercedes

Os termômetros deram uma baixada e o calor aliviou um bocado no sábado húngaro, mas não salvou a coitada da Mercedes. Os prateados sabem que as temperaturas elevadas fazem esse carro sangrar e meio que já entregaram os pontos para o domingo. Agora, George Russell precisa se espertar, afinal, Hamilton se meteu entre as Ferrari e George, enquanto isso, tomou de gente como Valtteri Bottas e Logan Sargeant.

George Russell teve uma classificação sofrível na Hungria (Foto: Mercedes)

Aston Martin e RB renascem e duelam, mas Tsunoda falha feio

Com novidades, Aston Martin e RB melhoraram bastante e voltaram aos postos de onde nunca deveriam ter saído: principais forças abaixo do G4 da F1. As duas devem brigar bem no domingo e cada ponto ali é importante. Os italianos saem atrás, principalmente porque Tsunoda, que sonha com a vaga de Pérez, resolveu copiar o rival e espancou o pobre carro azulzinho no muro. Batida bem feia, a ver como os mecânicos ajustam.

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