5 coisas que aprendemos na sexta-feira do GP do Bahrein da F1 2023

Os treinos livres do GP do Bahrein mostraram uma Aston Martin muito forte nas mãos de Fernando Alonso e com problemas nas frágeis mãos de Lance Stroll. Além disso, uma Mercedes com bastante dificuldade e uma Ferrari ainda instável

Quem apostava na Aston Martin dando um salto de qualidade impressionante e capaz de duelar ao menos com Ferrari e Mercedes na Fórmula 1 2023 vai deixar a sexta-feira (3) do GP do Bahrein com a sensação de que tinha razão. Fernando Alonso voou no segundo treino livre e fechou o dia com a melhor volta geral, depois de ter sido segundo no TL1, logo atrás de Sergio Pérez.

Alonso anotou a melhor volta do treino e do dia, no horário mais compatível com classificação e corrida, com 1min30s907. Todos os pilotos passaram um bom tempo, praticamente todo o treino, na pista com pneus macios. Max Verstappen foi o segundo, mas ficou 0s169 atrás do veterano. Pérez foi 0s002 mais lento que Verstappen na segunda atividade.

Charles Leclerc sequer conseguiu se aproximar, apesar de ter sido o quarto colocado: 0s460 atrás. Nico Hülkenberg ficou colado, com Lance Stroll pouco menos de 0s6 mais lento. O canadense, no final do treino, admitiu no rádio que as mãos não deixavam fazer certo movimento que a equipe queria: o motivo, claro, a lesão no punho que o tirou da pré-temporada.

Pierre GaslyLewis HamiltonLando Norris e Guanyu Zhou fecharam o top-10. A Mercedes, que não tinha usado os macios pela manhã, não melhorou muito nas posições agora que usou. George Russell foi somente 13º. Preocupante, certamente.

Fernando Alonso foi o mais rápido do dia no Bahrein (Foto: AFP)

Diante deste cenário, o GRANDE PRÊMIO aponta cinco coisas que aprendemos na sexta-feira da primeira temporada da F1 2023, no Bahrein:

Alonso é ainda mais rápido do que parecia nos testes

Tudo bem que a Aston Martin tinha um dos carros mais promissores da pré-temporada, mas pareceu, ao menos nos treinos livres, ainda melhor. O bólido, cheio de inspirações no carro da Red Bull de 2022, é ótimo em ritmo de corrida e veio também mostrando força em ritmo de classificação. Alonso ficou no top-2 nas duas sessões e, mais do que brigar com Mercedes e Ferrari, saiu como candidato real, pelo menos, a um pódio.

O carro é ótimo, mas as condições de Stroll…

Se a Aston Martin tem um foguetinho em mãos, não parece muito que Stroll irá aproveitar todo potencial do carro. É que o canadense está nitidamente limitado pelas lesões no pulso, mas nitidamente mesmo. Tanto que seu engenheiro pediu uma tomada diferente de curva e Lance simplesmente respondeu: “Não consigo. Por causa das mãos”. É até perigoso que siga no fim de semana, mas, pelas declarações pós-TL2, Lance está disposto a não largar o osso.

Lance Stroll deixou o carro carregado (Foto: Reprodução/TV)

Hamilton vence fora das pistas com piercing, mas dentro é só tristeza

Se o dia começou bem para Hamilton, com liberação para manter o piercing no nariz durante as corridas, os treinos livres foram uma tristeza. Lewis e George Russell foram naquela linha de “estamos no caminho errado” com o W14, ou seja, é mais um longo ano que parece começar para os ex-prateados. Difícil até saber em que lugar do grid está a Mercedes hoje, viu? Mas pensar em repetir o pódio que teve no Bahrein em 2022 já soa como absurdo.

Ferrari erra com asa e já tem de trocar

E a nossa Ferrari, hein? Pessoal ficou trabalhando incansavelmente em uma solução de nova asa traseira, levou para o Bahrein como uma espécie de primeira atualização para a temporada 2023 e: já deu ruim. Não funcionou, já trocou. E a Ferrari não chegou a ser um destaque do primeiro dia, não.

E a Ferrari que já desistiu da atualização de asa traseira no Bahrein? (Foto: AFP)

McLaren sobe e AlphaTauri cai na ordem de forças

Para quem estava aí falando para todo mundo ouvir que ia sofrer para passar do Q1, a McLaren teve um dia legal. Norris ficou no top-10 nas duas sessões e o novato Oscar Piastri também não teria caído caso já tivesse rolado a classificação. A AlphaTauri, por outro lado, conseguiu ser pior que a Williams, lembrando muito a própria AlphaTauri em alguns momentos de 2022, inclusive. A ordem de forças do primeiro dia, tentando adotar um pouco de pragmatismo ao lado dos resultados de pista, ficaria: Red Bull-Aston Martin-Ferrari; Mercedes-Haas-Alpine-McLaren-Alfa Romeo; Williams-AlphaTauri.

O GP do Bahrein de Fórmula 1 continua no sábado: o terceiro treino livre abre o dia às 8h30 [de Brasília, GMT-3], enquanto a classificação está marcada para as 12h. No domingo, a corrida também está marcada para as 12h. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO e em TEMPO REAL.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.