Newey diz que Mercedes deixou “parte mental ser afetada” após polêmica decisão da F1 2021
Adrian Newey, projetista da Red Bull, disse em entrevista que a rival Mercedes ficou muito abalada com a derrota polêmica na última volta do GP de Abu Dhabi de 2021, que deu o primeiro título da Fórmula 1 para Max Verstappen
A temporada 2021 foi emocionante até a última volta e segue presente em conversas no paddock da Fórmula 1 ou mesmo nas redes sociais. Dessa vez, foi o projetista Adrian Newey, da Red Bull, que comentou a polêmica decisão em Abu Dhabi, que gerou diversos protestos da Mercedes e do heptacampeão Lewis Hamilton.
Em entrevista ao podcast High Performance, Newey foi questionado sobre como Max Verstappen reagiu ao polêmico desfecho da temporada que garantiu seu primeiro título mundial. O engenheiro ainda disse que a Red Bull foi injustamente colocada como culpada pelas ações do então diretor de provas Michael Masi.
Relacionadas
“Acho, honestamente, que o Max é confiante de uma maneira positiva. Existem arrogância e confiança. Max não é arrogante, mas é bem confiante e certeiro. E acho que é pensa muito, mas não acho que as coisas o afetam. Ele é capaz de ficar quieto e fazer o trabalho com o que ele mais ama, que é acelerar carros”, afirmou Newey.
“Acho que a Mercedes, em vez de aceitar e seguir, deixou a parte mental ficar afetada, o que é interessante. Mas isso é olhar de fora, posso estar muito errado. Eles não poderiam simplesmente deixar. Psicologicamente, não poderiam”, seguiu.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM: McLaren aceita favorecer Norris em luta por título, mas “sem comprometer princípios”
“Todos nós temos corridas ruins. E eu sempre fico horrível voltando para o aeroporto ou nas noites de domingo, mas na segunda-feira de manhã preciso acordar e retomar. Não posso chegar na fábrica cabisbaixo. Parte do meu posto é tentar ajudar, motivar todo mundo e não apenas dizer que ‘foi injusto e roubado’, isso não ajuda”, completou.
No início da semana, a Aston Martin anunciou um acerto com Newey, que começa a trabalhar na equipe a partir de março de 2025, quando ele fica liberado do acordo com a Red Bull após terminar o projeto do RB17 hipercarro.
O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP do Azerbaijão de Fórmula 1 e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após treinos livres e classificação, além de antes e depois da corrida. Na sexta-feira (13), o treino livre 1 acontece às 6h30 (de Brasília, GMT-3), enquanto a segunda sessão está marcada para as 10h. No sábado (14), o TL3 abre o dia às 5h30, ao passo que a classificação será às 9h. Por fim, no domingo (15), os pilotos disputam a corrida em Monza a partir das 8h.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.