Newey entra em período de carência e rompe definitivamente laços com Red Bull
Eddie Jordan revelou que o período conhecido como 'licença de jardinagem' de Adrian Newey começou em 6 de setembro, logo depois do GP da Itália
Adrian Newey já não tem mais nenhuma relação com a Red Bull, time do qual fez parte ao longo das últimas duas décadas. O icônico projetista entrou no período de carência, conhecido popularmente como ‘licença de jardinagem’, e agora se prepara para se unir à Aston Martin a partir de 1º de março da temporada 2025 da Fórmula 1.
A confirmação foi feita por Eddie Jordan, ex-proprietário da escuderia que levou seu nome na F1. O irlandês ajudou a negociar a saída de Newey da Red Bull e revelou em episódio recente do podcast Formula For Success, que divide com David Coulthard, que o rompimento definitivo aconteceu em 6 de setembro — ou seja, após o GP da Itália.
“Vocês não me ouviram dar um pio até 6 de setembro. Essa foi a data dada pela Red Bull para que pudéssemos ou não dizer alguma coisa”, começou Jordan. “Não tenho nada além de admiração por Adrian, pois ele nunca disse nada até a data estipulada pela Red Bull para fazermos qualquer comentário.”
“Adrian não está mais lá, está em licença de jardinagem. Ele tinha uma data no contrato, estipulada por mim e pela Red Bull em 6 de setembro. Isso foi cumprido em todos os aspectos. Posso lhe garantir que não conheço ninguém que a tenha violado. Por isso, o máximo de cuidado foi tomado para que fosse respeitado, e Adrian foi meticuloso em relação a isso”, seguiu.
Em seguida, Jordan deu mais alguns detalhes referentes ao processo de saída do designer britânico de 65 anos e elogiou o profissionalismo e a organização da base em Milton Keynes.
“Acredito que, e devo dizer isso sem sombra de dúvida — talvez não o fizesse —, mas diria que a organização da liberação de Adrian Newey da Red Bull foi, para mim, provavelmente uma das maiores coisas profissionais legais que já fiz”, classificou.
“É possivelmente a melhor coisa que já fiz. E digo isso porque tudo foi organizado e coordenado de uma forma tão elegante que me sinto muito orgulhoso. Sinto-me muito orgulhoso da Red Bull. Sinto-me muito orgulhoso de mim mesmo e de minhas ações lá e incrivelmente orgulhoso de Adrian e de como ele administrou a situação”, encerrou Jordan.
A Fórmula 1 agora faz longa pausa e retorna de 18 a 20 de outubro em Austin, Estados Unidos, início da perna americana da temporada 2024.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM: Promotoria revela tentativa de extorsão de R$ 91 milhões à família Schumacher por fotos