Newey diz que Verstappen está entre maiores da F1 por “guiar quase subconscientemente”

Projetista da Red Bull, Adrian Newey destacou que é “muito difícil” posicionar Max Verstappen entre os maiores pilotos da Fórmula 1, mas ressaltou que o tricampeão tem qualidades compartilhadas com os grandes vencedores da categoria

Projetista da Red Bull, Adrian Newey destacou que a capacidade de “guiar o carro quase que subconscientemente” coloca Max Verstappen entre os maiores pilotos da Fórmula 1. O chefe-técnico, no entanto, disse que é “muito difícil” posicionar o tricampeão na lista, por causa das épocas e carros diferentes.

Com o terceiro título na categoria máxima do automobilismo mundial, Verstappen entrou para a seleta lista de pilotos com três ou mais títulos, se unindo a nomes como Michael Schumacher, Lewis Hamilton, Juan Manuel Fangio, Alain Prost, Sebastian Vettel, Jack Brabham, Jackie Stewart, Niki Lauda, Nelson Piquet e Ayrton Senna.

Relacionadas


Com uma carreira de mais de 40 anos no esporte a motor, Newey tem assinatura em 25 títulos de pilotos e construtores e, assim, conhece como poucos as qualidades de campeões da F1. Na visão de Adrian, é “muito difícil” posicionar Verstappen entre as lendas da Fórmula 1, “pois são eras diferentes, carros diferentes e etc.”.

“Acho que Max, como todos os outros grandes pilotos, deixa a impressão de pode guiar o carro quase que subconscientemente. E isso o deixa com muito poder de processamento para pensar no que o carro está fazendo”, disse o projetista em entrevista à publicação inglesa Autosport. “[Isso significa] a maneira como ele pode modificar a pilotagem para se adaptar ao carro, como ele pode mudar o set-up do carro por meio de ferramentas eletrônicas no volante para ajudá-lo no que está tentando alcançar naquele momento particular da corrida, a particular degeneração que os pneus estão sofrendo e o que quer que seja”, seguiu.

Adrian Newey exaltou capacidade de Max Verstappen (Foto: Red Bull Content Pool)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

“Basicamente, para ler a corrida durante todo o percurso”, apontou. “E acho que isso é algo que ele meio que tinha quando chegou na Fórmula 1, mas talvez tenha podido desenvolver para um nível muito alto agora. Esse tipo de habilidade para guiar o carro de forma extremamente rápida, mas ainda ter uma reserva constante é algo que Max tem muito claramente e eu diria que todos os verdadeiramente grandes com quem trabalhei tinham o mesmo”, frisou.

Questionado se é fácil trabalhar com Verstappen, Newey respondeu: “Sim, ele é um piloto fácil de trabalhar. É exigente, claro, absoutamente. Mas o feedback dele é bom — não é muito complicado”.

“Ele sabe expressar o que quer do carro. E aí, com GP [Gianpiero Lambiase], o engenheiro dele, tem a confiança de que vamos aparecer com as soluções. Nem sempre conseguimos — o GP de Singapura é um exemplo! Mas fazemos nosso melhor”, concluiu.

Fórmula 1 retorna às pistas de 21 a 23 de fevereiro de 2024, com os testes coletivos da pré-temporada, no Bahrein.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.