Newey se preocupa com possível “hegemonia” de único fabricante na F1 2026
Adrian Newey disse que a Fórmula 1 vai passar por uma das maiores mudanças de regulamento da história e teme uma nova hegemonia a partir de 2026
A Fórmula 1 vai passar por uma grande mudança no regulamento em 2026, mas Adrian Newey, o projetista mais vitorioso no esporte, não está confiante de que o grid da categoria vai ser competitivo. De acordo com o futuro engenheiro da Aston Martin, existe uma grande chance de uma fabricante sair na frente das rivais no ano que vem, principalmente por causa do desenvolvimento dos motores.
A F1 está se preparando para receber um novo regulamento de motor e de chassi a partir de 2026. Embora siga com a propulsão V6 turbo-híbrida, o equipamento não vai mais contar com o caro e complexo sistema de recuperação de energia MGU-H, vai ter a potência elétrica aumentada de forma considerável e será abastecido por combustível 100% sustentável. Além disso, os carros também vão mudar e serão mais curtos, estreitos e mais leves, melhorando eficiência e capacidade de gerenciamento.
Com mudanças tanto nos carros quanto nos motores, essa é uma das maiores mudanças de regulamento da história da Fórmula 1. E ainda que a alteração no regulamento tenha chamado a atenção de novas fabricantes para a categoria, Newey acredita que existem boas chances de o esporte ver uma nova hegemonia ter início em 2026.
“A realidade é que não consigo me lembrar de outra ocasião na Fórmula 1 em que tanto o regulamento do chassi quanto o regulamento do motor tenham mudado ao mesmo tempo. E neste caso, as regras do chassi foram feitas para compensar a unidade de potência. Então, é uma mudança ainda maior”, destacou Newey.

“Acho que os fabricantes de motores aprenderam com a falta de preparação que os rivais da Mercedes tiveram antes dessa mudança para 2014, então tem uma boa chance de uma fabricante sair na frente e criar uma hegemonia nos primeiros anos do regulamento por causa do motor”, seguiu o engenheiro. “Se essa vantagem for no motor de combustão, é possível que o domínio dure por todo o regulamento. Com a forma que os regulamentos são escritos é muito difícil que quem está um passo atrás se iguale aos rivais”, finalizou Newey.
A F1 está oficialmente de férias. A próxima atividade é exatamente a sessão única de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, nos dias 14-16 de março.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

