Newey reclama de “bloqueio” da Red Bull e prevê “atraso de 2 meses” na Aston Martin
Com foco no regulamento de 2026, Adrian Newey vai iniciar trabalho na Aston Martin em março de 2025. Atual preocupação é com o período de dois meses entre a divulgação das regras aerodinâmicas e o início efetivo da participação no projeto
Depois de mais de uma década de parceria com a Red Bull, Adrian Newey se prepara para iniciar oficialmente o trabalho na Aston Martin em 2025. Após o período obrigatório de licença para aqueles que trocam de equipe no grid, o lendário projetista vai assumir o cargo de gerente técnico a partir de 2 de março, momento no qual os times já estarão focados no início do campeonato.
Apesar de ainda ter toda uma temporada pela frente em 2025, o engenheiro pregou foco total no novo regulamento de 2026. Por outro lado, lamentou não poder iniciar o trabalho antes, justamente devido ao período de licença após deixar a Red Bull. Questionado se os taurinos poderiam impedi-lo de pensar, o inglês não titubeou na resposta.
“Não podem, mas eles bloquearam minhas ferramentas”, disse Newey em entrevista ao podcast Autocar. “Obviamente, a Aston Martin quer fazer o melhor trabalho possível para 2025, mas meu foco principal será o regulamento de 2026 e essa grande mudança, porque começo no dia 2 de março”, explicou.
Segundo Newey, começar em março traz uma desvantagem imediata, já que outras equipes estarão trabalhando há mais tempo no projeto. Com as regras aerodinâmicas previstas para janeiro de 2025, o britânico terá de esperar até março para projetar a melhor maneira de entender o conceito. Além disso, ainda há a questão da adaptação.
“As regras aerodinâmicas saem em janeiro. Ou seja, já estarei dois meses atrasado. Na verdade, é mais do que isso, porque não estarei apenas atrasado em relação à divulgação das regras. Com a forma que os regulamentos são hoje, você precisa ter um CAD [design assistido por computador] para poder entender tudo”, destacou.
“Mas também será sobre conhecer uma nova equipe, todos os homens e mulheres, e entender como todos vamos trabalhar juntos”, finalizou Newey.
A Fórmula 1 está oficialmente de férias. A próxima atividade é exatamente a sessão única de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, entre os dias 14 e 16 de março.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.