África do Sul anuncia comitê e projeta etapa da F1 em Kyalami para 2027
Ministro do esporte, artes e cultura da África do Sul, Gayton McKenzie disse que muitos investimentos estão sendo feitos para colocar o circuito de Kyalami nos padrões exigidos pela Fórmula 1
O sonho da África do Sul de retornar ao calendário da Fórmula 1 em um futuro próximo continua mais vivo do que nunca. Depois de dizer que o seu mandato “será um fracasso” caso não consiga levar a categoria de volta ao país, Gayton McKenzie, o ministro do esporte, artes e cultura, deixou claro que o objetivo é fazer com que o circuito de Kyalami receba os carros mais rápidos do mundo em 2027.
Após sediar diversas etapas da classe rainha entre as décadas de 1960 e 1990, a icônica pista localizada na cidade de Joanesburgo está fora da programação desde 1994. Alain Prost foi o último piloto a vencer por lá, em 1993, ano em que conquistou o quarto e último título da carreira, logo após retornar à Williams.
Embora Stefano Domenicali, CEO da F1, tenha afirmado no início de agosto que há conversas em andamento e um projeto “sério” em desenvolvimento para que Ruanda entre no calendário, McKenzie não se deu por vencido e continua trabalhando firme nos bastidores para que a África do Sul seja o destino final no continente.
“Onde estamos no momento, e é a primeira vez que as pessoas ouvem isso, vamos anunciar um comitê na próxima semana. O comitê escolherá quem será o promotor da Fórmula 1 no país”, disse o ministro em entrevista ao canal SuperSport.
De acordo com Gayton, há muitas pessoas entregando o máximo que podem para resolver as pendências, incluindo Toby Venter, proprietário do circuito, e Willie Venter, diretor-jurídico.
“A corrida vai acontecer em Kyalami. O circuito está fazendo o que precisa fazer. Toby Venter e Willie Venter estão fazendo um ótimo trabalho colocando Kyalami nos padrões da Fórmula 1. Eles investiram dinheiro nisso”, continuou.
“Eles têm a empresa, acho que a Apex [Circuit Design], que está fazendo as [melhorias] da pista para que ela possa estar de acordo com os padrões da categoria. Acho que estamos olhando para 2027. Vai acontecer”, encerrou, confiante.
A Fórmula 1 agora entra oficialmente de férias e dá adeus a 2024. A próxima atividade é exatamente a sessão única de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, nos dias 14-16 de março.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.