Agora hexacampeão, Hamilton venceu mais de 33% das corridas que disputou na F1

Lewis Hamilton está no caminho para ser o detentor de muitos dos mais impressionantes recordes da história do Mundial de F1. Com 83 vitórias em 248 corridas, o hexacampeão mundial

O último domingo marcou a conquista do sexto campeonato mundial por parte de Lewis Hamilton. O título estava encaminhado havia algum tempo, mas precisava encerrar a contagem de forma matemática: o GP dos Estados Unidos serviu para isso. Mas o número seis é apenas mais um que impressiona na calculadora de recordes de Lewis, ainda que a grandeza do personagem não seja definida apenas por isso.
 
No dia seguinte do feito, a rede de TV inglesa BBC realizou um levantamento sobre os números de Hamilton na comparação com os outros grandes pilotos da história. Alguns desses números são bem conhecidos: Hamilton é o segundo maior vencedor de corridas da história, tem 83, e está oito atrás das 91 vitórias de Michael Schumacher
Michael Schumacher (Foto: Reprodução)
Outras, entretanto, não são tão conhecidas. Uma das mais impressionantes é o fato de Hamilton ter vencido 33,5% das corridas das quais participou desde que entrou no Mundial, em 2007. Ligeiramente mais que 1/3: 83 vitórias em 248 provas. 
 
Em termos de porcentagem, os 33,5% colocam Hamilton no terceiro lugar geral: Juan Manuel Fangio venceu 47% das provas que disputou, enquanto Jim Clark levou a melhor em 35%. Entretanto, o número de corridas disputadas pelos dois (51 para Fangio e 72 para Clark) é muito menor. Schumacher vem logo atrás na lista: tem 91 vitórias em 306 provas, o que representa 30%.
 
Em vários números gerais, Hamilton lidera ou está perto da liderança. É, por exemplo, o piloto com mais pole-positions (outro recorde conhecido): 87 contra 68 de Schumacher. 
Jim Clark ganhou o campeonato do mundo duas vezes (Foto: Reprodução)
No quesito vitórias de ponta a ponta, quem lidera ainda é Ayrton Senna: tem 19. Hamilton já chega a 18. É o segundo colocado em outras três marcas: uma delas é voltas mais rápidas, que tem 46 contra 77 de Schumacher – está empatado, aliás, com Kimi Räikkönen na segunda posição.
 
Outros dois feitos impressionantes são os hat-tricks (pole, vitória e volta mais rápida no mesmo fim de semana): Hamilton tem 14 contra 22 de Schumacher. E grand slams (além de pole, vitória e volta mais rápida, a vitória tem que ser de ponta a ponta): quem lidera nessa ainda é Clark, mesmo 51 anos após sua morte: tem oito vitórias dessas contra cinco de Hamilton, Schumacher e Alberto Ascari
Além do final de 2019, que ainda tem mais duas corridas, Hamilton tem contrato até o fim de 2020 e indicou desejo de permanecer por mais alguns anos. 
 
O Mundial de F1 segue em duas semanas, com o GP do Brasil. O GRANDE PRÊMIO acompanha 'in loco' com grande equipe.
 
Paddockast #40
QUEM VOCÊ ENTREVISTARIA NO GP DO BRASIL?

Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.