Albon vê oportunidade para Colapinto “ganhar experiência” na F1: “Não sofre pressão”
Novo companheiro de Franco Colapinto, Alexander Albon acredita que o argentino tem uma boa oportunidade para ganhar experiência na F1 sem se preocupar muito com o desempenho
Já em Monza para o GP da Itália deste final de semana, Alexander Albon falou sobre o novo companheiro de equipe que terá na Williams para o restante de 2024. Para o tailandês, Franco Colapinto chega na Fórmula 1 sem muita pressão e deve aproveitar a oportunidade para “ganhar um pouco de experiência” na categoria.
Nesta terça-feira (27), foi anunciado que Logan Sargeant deixou o posto de piloto da Williams e deu lugar a Colapinto pelo restante da temporada. Antes na F2, o argentino ocupará a vaga do americano apenas provisoriamente, já que Carlos Sainz está acertado com o time inglês para 2025.
Por isso, Albon não vê muita pressão nas costas de Colapinto, já que não há uma disputa aberta por um assento na Williams para o ano que vem.
“Acho que, de certa forma, é bom que tenha essa oportunidade. Ele sabe que o cargo não estará disponível no próximo ano, então não sofre pressão para ter um bom desempenho para conseguir uma vaga para o ano que vem na F1. Então, de certa forma, acho que é mais uma questão de ganhar um pouco de experiência”, analisou.
“Não sei o que Franco fará no próximo ano, mas as coisas que você aprende no primeiro ano podem te ajudar muito. Digamos que se fizer mais um ano na Fórmula 2, deixe-o aproveitar”, disse.
Sobre a adaptação a um carro de Fórmula 1, Albon afirmou que Colapinto não deve sofrer muito inicialmente, já que tem uma pequena experiência com monopostos da categoria. O argentino pilotou nos testes de pós-temporada em Abu Dhabi no ano passado e entrou no lugar de Sargeant no TL1 do GP da Inglaterra de 2024.
“Em relação à F1, há uma curva de aprendizado que precisa fazer, mas ele já esteve no carro algumas vezes, então não acho que seja grande coisa. Talvez seja mais fisicamente exigente quando formos ao Catar e à Singapura, mas acho que a Williams é muito boa em educar e ensinar os pilotos a tirarem o máximo proveito disso. Mas também tentarei ajudá-los no que puder”, concluiu.
O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Itália de Fórmula 1 e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após treinos livres e classificação, além de antes e depois da corrida. Na sexta-feira (30), o treino livre 1 acontece às 8h30 (de Brasília, GMT-3). Já a segunda sessão está marcada para as 12h. No sábado (31), o TL3 abre o dia às 7h30, ao passo que a classificação será às 11h. Por fim, no domingo (1º), os pilotos disputam a corrida em Monza a partir das 10h.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM: LADO A LADO — Logan Sargeant x Jolyon Palmer