Albon vê pressão em Lawson e Tsunoda por vaga na Red Bull em 2025: “Dá para sentir”

Para Alexander Albon, que já fez parte do time Red Bull, especialmente Liam Lawson demonstra um pouco de pressa para ser substituto de Sergio Pérez no time austríaco no próximo ano

Alexander Albon sabe bem como é a pressão para conseguir resultados imediatos como titular da Red Bull. Após fazer a sua temporada de estreia na Fórmula 1 em 2019 pela então Toro Rosso — hoje RB —, o piloto imediatamente recebeu uma oportunidade de mostrar o  talento na equipe principal dos energéticos, em meados do mesmo ano. Escolhido para substituir Pierre Gasly, que foi rapidamente deixado de lado por Helmut Marko após falhar em acompanhar o ritmo de Max Verstappen, Alex encarou o difícil desafio em duelar com o neerlandês. Mas não deu muito certo.

Na única temporada completa que fez ao lado de Verstappen, em 2020, o anglo-tailandês terminou 109 pontos atrás do tricampeão mundial. Enquanto o companheiro de equipe venceu duas corridas e subiu ao pódio onze vezes naquele ano, Albon só terminou entre os três primeiros em duas oportunidades, sem conquistar nenhuma vitória. O desempenho discreto fez com que Marko optasse por substituí-lo por Sergio Pérez no ano seguinte, deixando o piloto sem vaga no grid para 2021.

Agora como líder na Williams, o #23 considera que Liam Lawson, que substituiu Daniel Ricciardo na RB, demonstra um pouco de pressa em acertar sua ida para o time principal e substituir Pérez.

“Acho que Liam está em uma situação ganha-ganha. Sinto que, na pior das hipóteses, ele está pilotando em um RB”, começou Albon. “Na minha cabeça, por que você precisa pular para a equipe principal tão rápido contra Max? Pela minha experiência, não é uma coisa ruim passar alguns anos aprendendo um pouco mais sobre seu trabalho”, aconselhou o anglo-tailandês.

Alexander Albon (Foto: AFP)

Lawson passou a ser titular no time de Faenza no GP da Cidade do México e mostrou ser bastante agressivo dentro da pista ao cravar embates com o próprio Pérez e outros pilotos do grid da F1. Para Albon, há uma pressão clara dentro da RB, tanto para o neozelandês, quanto para Yuki Tsunoda em buscar a vaga como segundo piloto da Red Bull na F1 2025.

“Claro que há uma oportunidade e se você vai ter a oportunidade, você tem de aproveitá-la. Há claramente um pouco de pressão, eu diria, entre os pilotos da RB para conseguir essa vaga. Eu acho que você sente isso um pouco, vejo isso nas corridas, nas movimentações”, concluiu o piloto da Williams.

Fórmula 1 agora volta às pistas para o GP de Las Vegas, nos Estados Unidos, entre os dias 21 e 24 de novembro. Depois, realiza corridas no Catar, última sprint do ano, e Abu Dhabi.

Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.