Alfa Romeo se diz surpresa por ter asa dianteira diferente como Ferrari: “Pensamos que todos fariam assim”

Alfa Romeo e Ferrari apareceram na primeira semana de pré-temporada em Barcelona com asa dianteira que se diferenciava claramente de todas as outras do grid. E ficaram surpresas com isso, já que pensaram que seria o padrão

A asa dianteira dos carros de Alfa Romeo e Ferrari, notavelmente, são diferentes das do resto do grid. Isso foi percebido quando todas chegaram para a pré-temporada em Barcelona, na última semana. E surpreendeu a dupla, que esperava que o que mostraram fosse o padrão.

Quem revelou isso foi Beat Zehnder, diretor-técnico da Alfa Romeo. Segundo ele, a expectativa na equipe ítalo-suíça é de que todos seguissem o padrão que foi criado por eles.

"Para nossos engenheiros, esse foi o único conceito de asa desde o começo do desenvolvimento. Pensamos que todo mundo seguiria este caminho", comentou Zehnder em Barcelona à revista alemã 'Auto Motor und Sport'.

Sebastian Vettel (Foto: AFP)

Nos carros da Alfa Romeo e da Ferrari, a asa é menos larga ao centro, e o tamanho é decrescente do meio para as laterais. Em teoria, isso desvia mais ar das rodas dianteiras. Já nas adversárias, a asa é mais estreita na lateral e se eleva para o centro. 

"Quando vimos as apresentações da Mercedes e da Red Bull, pensamos que era uma distração. Estávamos certos de que no teste eles chegariam com a mesma asa que nós", seguiu o diretor.

Lewis Hamilton (Foto: Xavi Bonilla/Grande Prêmio)

E o padrão da dupla parece que foi considerado o melhor: segundo Andy Green, diretor-técnico da Racing Point, até mesmo Mercedes e Red Bull devem copiar Alfa Romeo e Ferrari.

"Daria mais trabalho para a Mercedes do que para a Red Bull. Estes têm apenas de fazer alguns ajustes, mas a Mercedes, não. Mesmo assim, eles são tão ótimos e têm tanta experiência que conseguiriam fazer rapidamente."

E Adrian Newey, engenheiro chefe da Red Bull, confirmou a versão de Green: "Podemos fazer isso de forma rápida e boa", concluiu.

GRANDE PRÊMIO cobre ‘in loco’ a pré-temporada da F1 em Barcelona com os repórteres Evelyn Guimarães, Vitor Fazio,  Eric Calduch e o fotógrafo Xavi Bonilla. Acompanhe tudo aqui.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.