Alfa Romeo visa Pourchaire em sessão de treino livre, mas vê dificuldades por calendário

Regra da Fórmula 1 em 2022 obriga que equipes escalem um piloto novato em, no mínimo, duas sessões de treinos livres durante a temporada. Time de Hinwil já definiu nome, mas encontra problemas para arranjar data

FÓRMULA 1 AGE DE MANEIRA PEQUENA AO RECUSAR A CHAMAR AS COISAS PELO QUE SÃO | Cortes do Paddock GP

Visando cumprir com o regulamento esportivo da Fórmula 1 para a temporada de 2022, a Alfa Romeo busca encaixar Théo Pourchaire no primeiro treino livre de uma etapa futura do calendário da categoria. Com o nome definido, o problema passa a ser determinar, portanto, qual será exatamente o local em que tal sessão irá ocorrer.

De acordo as novas regras, as equipes da principal categoria automobilística do mundo são obrigadas a escalar um piloto novato, “que não pode ter participado de mais de dois GPs de F1”, em pelo menos duas sessões de TL1. Membro da Academia de Pilotos da Sauber, Pourchaire foi a escolha óbvia da Alfa Romeo.

“Nós vamos arranjar uma sessão, porque pelo regulamento, você tem correr com um novato no treino livre 1. Mas quando debatemos sobre isso, você tem que considerar as corridas da Fórmula 2, alguns eventos do nosso calendário com corrida sprint, teste de pneus… e você não pode cogitar preencher a sessão do novato em Singapura, por exemplo – até mesmo em Suzuka seria difícil, mesmo que Max (Verstappen) tenha feito isso anos atrás. Não temos muitas corridas até o fim, mas acharemos uma solução – pelo regulamento, é obrigatório”, desabafou Frédéric Vasseur, chefe do time de Hinwil.

Théo Pourchaire disputa a temporada de 2022 da Fórmula 2 (Foto: FIA Fórmula 2)

Pourchaire encontra-se atualmente na terceira colocação da tabela da F2, atrás de Logan Sargeant e do líder, o brasileiro Felipe Drugovich. Como Vasseur mencionou, o francês ainda tem pela frente seis etapas da categoria – e todas serão disputadas, como sempre, junto da F1. Das datas que sobram, estão as corridas em Singapura, Japão, Estados Unidos, México e Brasil.

Também sobre jovens pilotos, o chefe da Alfa Romeo falou sobre a performance de Guanyu Zhou em 2022. De acordo com Vasseur, o clima interno é de surpresa – boa, claro – quanto ao nível de desempenho do chinês.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

“O primeiro objetivo era chegar ao Q2. Conseguiu isso na primeira corrida, marcou pontos na primeira corrida e, agora, no marco do meio da temporada, chegou ao Q3 duas vezes seguidas e conseguiu superar Valtteri (Bottas) na classificação”, afirmou.

“Marcou pontos de novo em Montreal, e tivemos alguns problemas de confiabilidade, mas ele seria capaz de marcar pontos duas ou três vezes antes. Estou mais do que satisfeito com os resultados e com o comportamento de Zhou no carro. Foi a escolha perfeita”, concluiu, por fim, Vasseur.

LEIA TAMBÉM
+ ANÁLISE: Red Bull segue com favoritismo à mesa, mas precisa agir para evitar dores de cabeça

F1 TEM DE TOMAR AÇÃO CONCRETA APÓS CASOS DE ASSÉDIO NO GP DA ÁUSTRIA | Cortes do Paddock GP
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.