Alonso diz que incidente com tampa de bueiro em Mônaco é inaceitável e volta a defender cockpit fechado na F1

Companheiro de equipe de Jenson Button, que teve seu carro atingido por uma tampa de bueiro no primeiro treino livre do fim de semana do GP de Mônaco, Fernando Alonso vê no incidente mais uma razão para que se volte a discutir a adoção do cockpit fechado na F1

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;

google_ad_slot = “5708856992”;

google_ad_width = 336;

google_ad_height = 280;

No fim do primeiro treino livre do fim de semana do GP de Mônaco, na manhã da última quinta-feira (26), uma pequena tampa de um bueiro na saída da curva Sainte-Dévote, a primeira do circuito monegasco, se soltou e prejudicou diretamente dois pilotos: Nico Rosberg, que teve o pneu traseiro esquerdo furado e, principalmente, Jenson Button, que teve a asa dianteira destruída pela tampa.
 
Contudo, o incidente poderia ter sido muito mais grave se a peça tivesse acertado a cabeça de Button. Assim, Fernando Alonso, seu companheiro de equipe na McLaren, enxerga no incidente mais um motivo para voltar a colocar em pauta a adoção do cockpit fechado para assegurar uma proteção maior aos pilotos do Mundial de F1.
Fernando Alonso é um ferrenho defensor da adoção do cockpit fechado pela F1 (Foto: Getty Images)
“Jamais é aceitável quando há um incidente como este. Isso é algo que não cuidamos o suficiente antes dos treinos, em termos de verificação dos circuitos, em termos da FIA, e todo mundo tem de entrar nos detalhes para garantir que tudo é seguro para correr”, declarou o bicampeão do mundo em entrevista coletiva na última quinta.
 
“Por outro lado, é verdade que isso é o automobilismo, e talvez às vezes há uma tampa que sai, às vezes é uma ave, às vezes é uma peça mecânica de outro carro que pode bater em você”, reconheceu o espanhol, que acredita que a F1 precisa mesmo adotar o cockpit fechado em prol da segurança dos pilotos.
 
“Essa é outra razão para voltarmos com a ideia do cockpit fechado. Vamos garantir que, entre todos nós, no esporte em geral, nós vamos minimizar os riscos que estão sempre lá”, complementou.

 

 
Ao ser indagado sobre o acidente sofrido no GP da Austrália, quando capotou sua McLaren depois de ter acertado a Haas de Esteban Gutiérrez na curva 3 do circuito de Albert Park, Alonso reconheceu que talvez um carro dotado de cockpit fechado naquela ocasião não seria o mais adequado, sobretudo para sair do bólido após a fortíssima batida.
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;

google_ad_slot = “5708856992”;

google_ad_width = 336;

google_ad_height = 280;

“Talvez, sim. Há alguns incidentes em que provavelmente você vai ter sua saída um pouco dificultada. Mas, ao mesmo tempo em que eu estava capotando o carro, se algo bate em minha cabeça, eu não estaria totalmente seguro”, disse Fernando.
 
“Ainda preferiria ter sofrido o acidente na Austrália com um cockpit fechado, mesmo que fosse um pouco mais difícil de sair. Gostaria de ter a certeza que quando estou capotando, nada vai bater na minha cabeça", concluiu.
 
PADDOCK GP #30 DEBATE INDY, F-E E MOTOGP

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.