AlphaTauri anuncia Iwasa junto de Ricciardo e Tsunoda para teste pós-GP de Abu Dhabi

Melhor piloto da academia de desenvolvimento da Red Bull, Ayumu Iwasa vai à pista na F1 e deixa F2 com rumo à Super Fórmula em 2024

Ayumu Iwasa vai à pista pela Fórmula 1! O melhor piloto do programa de desenvolvimento da Red Bull na temporada 2023 da Fórmula 2 foi selecionado pela marca dos energéticos para participar do teste de novatos do dia 28 de novembro, em Abu Dhabi. Anúncio foi feito pela AlphaTauri na manhã desta quinta-feira (23).

De acordo com a AlphaTauri, Iwasa fará o dia inteiro no carro para um dos testes, enquanto os titulares Daniel Ricciardo e Yuki Tsunoda, renovados há tempos para 2024, vão dividir o outro carro: Ricciardo pela manhã, Tsunoda no turno da tarde.

Há uma explicação, contudo. A atividade da próxima terça-feira engloba dois testes diferentes: o de novatos, que precisa ser tomado por pilotos sem experiência na F1, e o de pneus, da Pirelli, para o qual faz mais sentido ter pilotos experientes que conheçam as borrachas e sejam mais versados na maneira de dar feedback. Portanto, um carro tem finalidade de cada teste.

Não é só isso de anúncio para Iwasa. Ainda no comunucado, a AlphaTauri avisa que o piloto deixa a F2 ao fim da temporada, após dois campeonatos. O 2024 de Iwasa será justamente no Japão, disputando a Super Fórmula, coisa que a equipe tem feito de maneira recorrente com pilotos que espera colocar em fase final de preparação para a F1. Foi o caso de Pierre Gasly e, neste 2023, de Liam Lawson.

Ayumu Iwasa está na esteira de preparação da Red Bull para a F1 (Foto: DAMS)

Antes do teste, Iwasa compete no fim da temporada da F2 no mesmo circuito de Yas Marina, em Abu Dhabi, no fim de semana. Apesar de ter chances apenas matemáticas, mas muito remotas, de título, o atual terceiro colocado da tabela de pontos tem boas chances de ser vice-campeão.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP de Abu Dhabi de Fórmula 1. Na sexta-feira, o TL1 está marcado para as 6h30 (de Brasília), enquanto o TL2 começa às 10h; no sábado, o TL3 inicia às 7h30, com a classificação às 11h. Por fim, a largada, no domingo, está programada para as 10h. Em SEGUNDA TELA, o GP acompanha a etapa com transmissões da classificação, da sprint e da corrida. Na sexta-feira, no sábado e no domingo, o BRIEFING repercute tudo que acontece na etapa final da temporada 2023.

Toto BRIGÃO e Hamilton INFANTIL: MERCEDES ENVERGONHA na F1 | TT GP #123
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.