Chefe da AlphaTauri detona time responsável por aerodinâmica: “Não confio mais”

Franz Tost reclamou dos problemas da AT04 e colocou a equipe de aerodinâmica da AlphaTauri em xeque depois dela ter garantido que o "carro era fantástico", o que não foi visto no GP do Bahrein

O início de temporada da AlphaTauri tem sido caótico e recheado de reclamações quanto à AT04. Nesta sexta-feira (17), o chefe da escuderia, Franz Tost, tratou de colocar ainda mais lenha na fogueira ao reclamar do downforce do carro, batendo firme: dizendo que não confia mais na equipe de aerodinâmica.

Tudo começou quando Tost foi questionado sobre os problemas da AlphaTauri que foram detectados pelos engenheiros. O chefão respondeu que atualmente a maior dificuldade é “o nível de desempenho do carro, porque esperávamos um carro muito melhor”.

Franz Tost reclamou dos problemas da AT04 e detonou equipe de aerodinâmica da AlphaTauri (Foto: Red Bull Content Pool)

Relacionadas


“Não há downforce suficiente. Portanto, o carro fica instável nas frenagens, superaquecendo os pneus traseiros, interrompendo o ápice [de aceleração], tração, tudo o que você precisa para fazer um bom tempo de volta”, enumerou.

E para Tost, os culpados por esse fiasco da AT04 já são conhecidos: a equipe de aerodinâmica. O austríaco explicou os motivos que levam, atualmente, à desconfiança por parte da chefia da AlphaTauri e também da Red Bull – proprietária do time italiano.

“[Há problemas] especialmente no lado da aerodinâmica. Há diferentes melhorias em andamento e os engenheiros me dizem que fizemos bons progressos. Mas não confio mais neles. Só quero ver o tempo de volta, porque é a única coisa que conta”, afirmou Tost.

“Durante os meses de inverno, eles [engenheiros] me disseram ‘o carro é fantástico, fizemos um grande progresso’, então fomos ao Bahrein e não chegamos a lugar nenhum. O que devo dizer?”, finalizou.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Nyck de Vries no GP do Bahrein. O piloto holandês também reclamou dos problemas do carro da AlphaTauri (Foto: Peter Fox/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Apesar das dificuldades com o carro, Tost espera que a AlphaTauri consiga uma boa performance no GP da Arábia Saudita, já que o perfil do circuito é diferente quando comparado ao do GP do Bahrein, realizado no último dia 5. As particularidades da pista barenita têm sido apontadas por outras equipes como obstáculos, que não serão encontrados em Jedá.

“Tivemos dificuldades no Bahrein, mas parece um pouco diferente aqui. Espero que pelo menos estejamos com um carro no Q3, mas temos de fazer muitas coisas para tornar o carro mais rápido”, disse o chefe da escuderia.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Arábia Saudita de Fórmula 1 e traz a NARRAÇÃO da CLASSIFICAÇÃO e da CORRIDA em parceria com a Voz do Esporte. No sábado, os horários são os mesmos: 10h30 [Horário de Brasília, GMT-3] para o TL3 e 14h para a classificação. A corrida, no domingo, também larga 14h.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.