AlphaTauri prioriza experiência na F1 e estabelece meta: “Ficar entre os 5 primeiros”

O CEO da equipe, Peter Bayer, quer reformular a imagem de time B da Red Bull e tem planos de chegar no top-5 no Mundial de Construtores nos próximos anos

A AlphaTauri quer mudar a filosofia de formação de pilotos. Essa é a visão do CEO da equipe, Peter Bayer, que agora pretende se desvincular da imagem de equipe B da Red Bull. Já em 2023, a dupla Daniel Ricciardo e Yuki Tsunoda teve uma boa reta final de temporada, colocando-se na oitava posição do Mundial de Construtores.

Ao RacingNews365, Bayer garante a alteração de ideais da equipe para 2024. “Certamente não seremos um time alternativo, mas vamos tentar cumprir o programa de desenvolvimento júnior. Correremos com um piloto experiente junto a um jovem que o ajudará a se desenvolver”, falou.

Relacionadas


Por muito tempo, a equipe foi um ponto focal para pilotos novatos da Red Bull se firmarem na Fórmula 1. Sebastian Vettel, Max Verstappen e o próprio Ricciardo foram nomes que passaram pela Toro Rosso, hoje AlphaTauri, antes de trilharem seu caminho de sucesso na categoria.

Mas nas últimas temporadas a situação mudou e a vaga para jovens foi ficando escassa. Peter aponta que a experiência foi fundamental para o resultado obtido neste ano. “Vimos que realmente funciona. Yuki não é mais um novato, para ser honesto. O impacto foi positivo em ambos, vemos o quanto Tsunoda aprendeu com Daniel em termos de acerto do carro e estratégia”, analisou.

Peter Bayer quer mesclar experiência com juventude na AlphaTauri (Foto: FIA)

A meta da AlphaTauri – nome que ainda pode ser alterado para 2024 – é chegar ao top-5 entre os construtores e mudanças já foram anunciadas. Franz Tost não é mais o chefe da equipe, posição que será assumida por Laurent Mekies. O time anunciou a intenção de comprar da Red Bull quantas peças forem permitidas pelo regulamento, com o objetivo de dar esse salto o quanto antes.

“Nossos acionistas não querem que ganhemos o campeonato, acho que não seria realista. Porém, nossa meta será ficar entre os cinco primeiros, é o que pretendemos alcançar. Estamos investindo em instalações para sermos uma equipe de F1 adequada”, completou Bayer.

🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.