Alpine indica “atualização maior” visando 2025 e vê equipe “em boa posição” para 2026
David Sánchez, diretor-técnico da Alpine, comentou novos pacotes que ainda virão em 2024 e projetou expectativas iniciais para próximas temporadas
A Alpine desenha um 2024 de melhorias após o início difícil e espera dar continuidade às melhorias ao A524. O diretor-técnico executivo da equipe, David Sánchez, revelou que o time espera uma “atualização maior” para ser a base do monoposto de 2025 e explicou os pacotes apresentados até então no ano. Além disso, o engenheiro também se mostrou confiante para 2026, quando a Fórmula 1 introduz o novo regulamento dos motores.
A Alpine levou para o GP da Bélgica, o último antes do recesso de verão, um novo pacote com atualizações na asa traseira, tampa do motor e freio. Somado a isso, a equipe espera modificar também a asa dianteira do monoposto futuramente.
Segundo Sánchez, a maior parte dessas alterações não foi pensada apenas para Spa-Francorchamps, mas sim para o restante do ano. A Alpine também prepara um pacote maior de atualizações que será a base para 2025, a última temporada com o regulamento atual da categoria.
“As mudanças são atualizações para toda a temporada, não específicas de pista. Há apenas uma nova asa traseira, que ainda não está no carro, que é específica de pista. O resto, que é uma evolução da asa dianteira, da carroceria e do freio traseiro, serve para todo lugar. A asa que podemos experimentar, dependendo das condições, é aquela que a Alpine irá correr aqui [na Bélgica], em Monza e em Las Vegas”, detalhou Sánchez em conversa com a imprensa em Spa-Francorchamps.
“Não diria que está apressado, mas com certeza isso foi empurrado com muita força pelo sistema. Acho que a principal questão é encontrar mais downforce e tentar eliminar algumas das anomalias que podemos ver no carro atual. Portanto, este pacote é focado principalmente em mais downforce. É um primeiro passo. Temos outra atualização que será maior e que servirá de base para o próximo ano. Faremos mais no carro deste ano. A outra atualização é uma extensão, usando um pouco mais de tempo para ir mais longe”, afirmou.
Perguntado sobre o planejamento da equipe para 2026, Sánchez afirmou que a Alpine está em uma boa direção. Além da implementação do novo regulamento técnico, o ano também marcará a saída da Renault da Fórmula 1 e o fim da parceria entre a marca francesa e o time de Enstone na categoria.
“Em termos de infraestrutura, a equipe já estava bem encaminhada com os planos para 2026. Analisamos juntos se precisávamos priorizar alguns elementos em detrimento de outros. Acho que onde estamos agora, o plano que temos, se olhar para 2026 e além, estamos em uma boa posição. Agora, o mais importante é colocar tudo na direção certa com este carro e com o próximo, e construir mais confiança na equipe”, destacou.
Depois de passar as primeiras cinco rodadas sem pontuar, a Alpine deu uma recuperada e somou 11 pontos nos últimos nove GPs, incluindo dois finais de semana com ambos os pilotos no top-10. Ainda assim, a equipe está na oitava posição do Mundial de Construtores.
Agora, a Fórmula 1 volta às pistas entre os dias 23 e 25 de agosto para o GP dos Países Baixos, em Zandvoort.
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