Alpine confirma chegada de Szafnauer como novo chefe de equipe na F1

Alpine confirmou a chegada de Otmar Szafnauer, ex-Aston Martin, como novo chefe de equipe. Bruno Famin, ex-FIA e Peugeot, também foi contratado pela equipe feancesa

FERRARI APRESENTA F1-75, CARRO PARA A TEMPORADA 2022 DA F1 | React

A Alpine confirmou, nesta quinta-feira (17), a chegada de Otmar Szafnauer como novo chefe de equipe da esquadra francesa na Fórmula 1. O romeno era o antigo líder da Aston Martin. Além de Szafnauer, o time também confirmou a chegada de Bruno Famin como novo diretor-técnico da fábrica de Viry-Châtillon, na França, buscando o melhor desenvolvimento do motor.

Ex-diretor de operações da BAR e ex-vice presidente do programa da Honda na F1, Szafnauer ocupou o posto de chefe de equipe pela primeira vez em 2009, com a Force India, e seguiu com o time inclusive nas mudanças de nomenclatura para Racing Point e Aston Martin, até deixar o posto no fim de 2021, substituído por Mike Krack.

“Estou animado por entrar na Alpine e poder trabalhar com todos para alcançar o nosso desafio: levar o time para brigar pelo título em até 100 corridas. Minha atenção é focada em preparar o começo da temporada no Bahrein. Como uma das três equipes de fábrica da Fórmula 1, a Alpine está preparada para alcançar sua ambição, mal posso esperar para começar a jornada”, declarou Szafnauer.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Fernando Alonso é um dos pilotos da Alpine (Foto: Giuseppe Cacace/AFP)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Famin ocupava o cargo de secretário-geral adjunto esportivo na FIA. Ele também tem longa experiência no antigo programa técnico da Peugeot incluindo nas vitórias da marca na edição 2009 das 24 Horas de Le Mans, e também nos triunfos do Dakar entre 2016 e 2018.

Davide Brivio, antigo chefe da Suzuki e que chegou na Alpine em 2021 para se tornar diretor de corridas, foi deslocado ao posto de diretor de projetos de expansão, supervisionando a participação da marca francesa em outras categorias.

“Com Otmar e Bruno chegando ao time, chegamos a um novo nível em 2022. Otmar trará sua experiência única no esporte a motor e seu desejo intransigente de vencer, enquanto o histórico comprovado de Bruno no desenvolvimento de tecnologias que fazem a diferença em competição, e sua posterior transferência aos carros de passeio é fundamental para nosso projeto como equipe esportiva e marca”, comentou o diretor-executivo Laurent Rossi.

“Ao longo do ano passado, vi o talento de Davide para identificar o melhor das pessoas e fazê-las apresentar o melhor desempenho possível. Tenho o prazer de utilizar essa habilidade única em todos os ativos da Alpine existentes, e nos novos que estamos apenas começando a explorar. Nossos pilotos estão completos e prontos para levar a equipe aos seus objetivos ambiciosos em 2022”, concluiu.

Para 2022, a Alpine mantém a dupla de pilotos formada pelo bicampeão mundial Fernando Alonso e pelo francês Esteban Ocon. A temporada 2022 tem início no dia 20 de março, com o GP do Bahrein. Já a apresentação oficial do novo carro da equipe acontece no próximo dia 21.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.