Alpine detalha estreia “batismo de fogo” de Doohan em Abu Dhabi: “Foi brilhante”
Chefe da Alpine, Oliver Oakes avaliou a participação de Jack Doohan no GP de Abu Dhabi e falou da importância da experiência adquirida pelo piloto para o início da temporada 2025
Com a chegada de Franco Colapinto para assumir a vaga de piloto reserva na Alpine a partir da temporada 2025 da Fórmula 1, Jack Doohan — escolhido para ocupar a posição de titular ao lado de Pierre Gasly — começa o ano muito pressionado. No entanto, Oliver Oakes, chefe do time de Enstone, acredita que a experiência obtida no GP de Abu Dhabi pode ajudar o australiano a começar o campeonato com o pé direito e conseguir bons resultados.
Para a última etapa de 2024, no circuito de Yas Marina, Flavio Briatore, conselheiro-executivo dos franceses, tomou a decisão de antecipar a saída de Esteban Ocon para colocar o jovem de 21 anos a bordo da A524. Com dificuldades para mostrar um bom desempenho, Doohan terminou a classificação na última posição e, no dia seguinte, não conseguiu ir além de 15º, ficando à frente apenas de Kevin Magnussen, da Haas, já que somente 16 carros cruzaram a linha de chegada.
Porém, Oakes minimizou o resultado final e fez questão de elogiar o futuro #7. “Ele fez um trabalho muito bom. Acho que disse isso antes do fim de semana. Fiquei um pouco triste que a sua estreia tenha sido um pouco ofuscada pelas diferentes críticas que acabou recebendo. Mas acho que pilotou de forma brilhante. E acho que qualquer pessoa que o tenha visto de perto, percebeu que o ritmo melhorou no decorrer do fim de semana”, disse em conversa com o Motorsport.
“Acho que, principalmente, na classificação, a primeira volta no Q1 foi muito próxima à do Pierre. Acho que ele teve um pouco de azar na segunda tentativa, com o tumulto na última curva envolvendo alguns pilotos, mas na corrida, acho que fez exatamente o que precisávamos: manteve-se longe de problemas e fez um bom segundo stint”, acrescentou o chefe da Alpine.

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“Acho que, obviamente, a segunda volta na classificação foi provavelmente um batismo de fogo para ele, por tudo o que o piloto tem de lidar quando está atrás no grid e tentando entregar o melhor. Acho que ele teve um pouco de azar também, porque, bem, [Nico] Hülkenberg acabou sendo punido depois por ultrapassar ele e outro carro [no pit-lane]. Se as coisas tivessem sido diferentes, ou não, quem sabe”, continuou.
“Mas acho que se trata simplesmente de passar pelas emoções de um fim de semana de corrida. E acho que teremos de ver no início do ano se isso o ajuda ou não”, concluiu Oakes.
A Fórmula 1 está oficialmente de férias. A próxima atividade é exatamente a sessão única de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, nos dias 14-16 de março.

