Alpine entra na briga com Aston Martin e usa Briatore para tentar convencer Newey

A Alpine também quer contar com os serviços de Adrian Newey. Segundo a BBC, o projetista tem mantido conversas com Flavio Briatore, que voltou ao time francês como consultor

A batalha para contar com os serviços do engenheiro Adrian Newey a partir do ano que vem continua. Depois que a Ferrari surgiu como principal interessada e a Aston Martin se aproximou de um acordo com o britânico, a Alpine também entrou na briga para buscar a contratação, segundo informações do portal inglês BBC. Newey já teria, inclusive, realizado conversas “extensas” com Flavio Briatore, que voltou ao time francês oficialmente como consultor.

Segundo o veículo, Newey está avaliando as propostas, que incluem uma oferta da Aston Martin e outra da Williams, equipe na qual já trabalhou na década de 1990. As equipes tentam fechar um acordo com o britânico já para o ano que vem, para que Adrian tenha efeito no desenvolvimento do carro de 2026.

Ao ser questionado sobre Newey, Briatore brincou sobre a possibilidade de contratar o projetista, mas deu algumas indicações de que há uma negociação entre as partes.

“Quem é esse? Ele é muito barato para mim”, brincou Briatore em conversa com o portal oficial da F1. “Como sempre, você está no mercado, está no negócio e está conversando com as pessoas. A Alpine estava meio que em um canto, ninguém estava falando sobre ela, sabe?”, disse.

Briatore não descartou contratação de Newey para a Alpine (Foto: Reprodução/BP)

“Agora, estamos aqui. Temos as finanças, o apoio do presidente, um grande grupo por trás. Caso alguma coisa aconteça, temos uma boa possibilidade de fazer, simples assim. Mas apenas se for bom para a equipe”, garantiu.

Briatore, porém, garantiu que a chegada de apenas uma pessoa não mudaria a equipe de patamar. Ao ser questionado diretamente sobre uma possível contratação de Newey no futuro, o italiano apenas respondeu que “tudo é possível na vida”.

“Não é uma briga de egos. Um homem não vai mudar a equipe, temos vários exemplos disso quando as pessoas saem comprando tudo. Você não compra a cultura de vencer. Temos muitas pessoas que compram, compram, compram, mas os resultados não são na proporção do que pagam”, finalizou.

Fórmula 1 volta já neste fim de semana, entre os dias 30 de agosto a 1º de setembro, com o GP da Itália, direto de Monza.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.