Alpine exalta apoio a jovens antes de estreia de Doohan: “Não recebemos crédito por Piastri”
Chefe da Alpine, Oliver Oakes citou a estreia de Ollie Bearman em Jedá e a batida de Andrea Kimi Antonelli na Itália para argumentar que Jack Doohan inevitavelmente será alvo de comparações após a estreia na F1. Porém, demonstrou confiança no trabalho da equipe junto aos jovens
Confirmado como titular da Alpine para a próxima temporada da Fórmula 1, Jack Doohan recebeu uma oportunidade antes da hora e vai estrear na categoria no próximo fim de semana, no GP de Abu Dhabi que encerra a edição de 2024. E, de acordo com Oliver Oakes, chefe do time francês, o australiano vai precisar lidar com a pressão gerada pelos outros novatos, que deixaram impressões bastante positivas ao longo do ano.
Além da estreia de Franco Colapinto na Williams, Liam Lawson tomou a vaga de Daniel Ricciardo na RB (Visa Cash App BR) e Andrea Kimi Antonelli será o substituto de Lewis Hamilton na Mercedes em 2025. Por fim, há Ollie Bearman, que foi o primeiro a estrear e deixou uma sensação extremamente encorajadora após ocupar o posto de Carlos Sainz no GP da Arábia Saudita. No ano que vem, será piloto da Haas.
“Acho que nunca é fácil julgar alguém que é jogado em um carro de Fórmula 1 desse jeito, certo?”, questionou Oakes. “Acho que o problema é que você tem a referência deixada por Bearman [em Jedá], que foi fenomenal. E digo isso de maneira positiva, já que ele tem muito talento. Mas você viu que Kimi tinha certa pressão em Monza”, lembrou, citando a batida do italiano no TL1.
“Acho que, no fim das contas, Jack só precisa ir se adaptando. Ele é profissional o bastante para lidar com isso. E também acho que, conforme você vai entrando no fim de semana, com TL1 e TL2, você consegue ir construindo isso”, analisou.
Oakes ressaltou, ainda, o trabalho da Alpine com Oscar Piastri — que acabou partindo para a McLaren antes mesmo de estrear na F1, em processo que envolveu até os tribunais. Segundo ele, a equipe tem um histórico positivo no apoio aos jovens, e Doohan recebeu foco especial na preparação para a primeira corrida.
“A programação tem sido, eu diria, bem planejada para ele. Embora a equipe não receba muitos créditos devido à situação com Piastri, ela é obviamente boa com a preparação de pilotos jovens. E acho que Jack está nesse mesmo caminho. Ele passou bastante tempo comigo na garagem, ouve as comunicações comigo e ‘Flav’ [Briatore] e nos dá sua contribuição. Tenho certeza de que ele está pronto”, finalizou o chefe da Alpine.
A Fórmula 1 retorna já neste fim de semana, entre os dias 6 e 8 de dezembro, com o GP de Abu Dhabi. Será a 24ª e última etapa da temporada 2024.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.