Alpine vê “imperfeição” em troca tardia de Ocon, mas defende estreia de Doohan
Chefe da Alpine, Oliver Oakes admitiu que a situação de Esteban Ocon poderia ter sido definida mais cedo, mas defendeu a opção de pensar no que é melhor para a equipe. Dirigente considerou que o francês ganhou com a liberação de testar pela Haas e a escuderia francesa também foi beneficiada ao antecipar a estreia de Jack Doohan
Chefe da Alpine, Oliver Oakes reconheceu que a demora na troca de Esteban Ocon por Jack Doohan “não foi perfeita”, mas defendeu que o papel dele é pensar no que é melhor para a equipe. O dirigente avaliou que colocar o australiano mais cedo no carro é uma vantagem.
Durante o fim de semana do GP do Catar, a Alpine condicionou a liberação de Ocon para testar com a Haas em Abu Dhabi à saída dele da posição de titular no encerramento da temporada 2024. Assim, o francês não está em Yas Marina, com Doohan ocupando a posição ao lado de Pierre Gasly.
Relacionadas
Pelas redes sociais, Ocon declarou que não gostaria que a despedida da equipe tivesse sido desta forma e chegou até mesmo a mostrar o capacete que tinha preparado para se despedir da equipe de Enstone.
A mudança repentina, porém, foi uma decisão de Flavio Briatore, que atua como consultor da equipe. Antes da passagem por Lusail, a Haas já tinha dito publicamente que contaria com Esteban nos testes.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Falando à imprensa em Abu Dhabi, Oakes reconheceu que as decisões poderiam ter sido tomadas antes, mas ponderou que o mundo da Fórmula 1 não é perfeito.
“Nada é perfeito na F1 e, dos dois lados, tudo poderia ter sido resolvido mais cedo, mas não é assim que todo mundo trabalha”, disse Oakes. “Temos de fazer o que é certo pela equipe”, defendeu.
“Fico um pouco frustrado, pois todo mundo está aparecendo com teorias diferentes. Mas, para mim, é bem simples. Ele queria testar com a nova equipe dele. Sem problema, obrigado. Você foi muito bom para nós, e nós realmente apreciamos tudo que você fez por nós”, declarou. “É do nosso interesse colocar Jack no carro muito antes. Isso é uma vitória para nós. Muita gente fez muito mais disso do que precisava”, reclamou.
Oakes defendeu que as participações feitas por novatos em 2024, como Oliver Bearman com a Haas, por exemplo, mostram a enorme vantagem de antecipar a estreia de Doohan na F1.
“Acho que vimos neste ano o benefício de colocar os novatos no carro mais cedo”, opinou. “Duas ou três dessas equipes com que estaremos lutando no ano que vem [fizeram isso], então realmente temos de fazer o que é certo para nós. É bem simples. Para nós, é uma grande vantagem colocar Jack no carro mais cedo”, frisou.
A Alpine chega à corrida final da temporada com cinco pontos de frente para a Haas na classificação do Mundial de Construtores. Na visão de Oakes, Ocon não faria para beneficiar o futuro empregador, mas, mesmo assim, é melhor se garantir.
“Estamos lutando pela sexta posição com a equipe para a qual Esteban está indo, então existe um elemento de confirmação de sanidade também”, comentou. “[Olhando para] os últimos finais de semana, não seria errado dizer que não existe um grande risco em trocar Jack e Esteban pelo tipo de resultados também”, continuou.
“Quer ele já tenha se despedido ou a atualização não tenha funcionado para ele, vai saber. Do meu ponto de vista, ele, obviamente, é um bom piloto e entregou um resultado forte no Brasil. Acho que Pierre ganhou um pouco de terreno em cima dele com as atualizações, mas isso é normal. Vemos isso ao longo de todo o grid. Para mim, ele é, com certeza, um bom piloto”, destacou.
“Certamente, ele será um espinho no nosso caminho no próximo ano, pois a Haas está tendo uma boa temporada também. Então desejo sorte a ele”, concluiu.
O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP de Abu Dhabi, em Yas Marina, e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no YouTube. Depois das atividades de cada dia, debate tudo o que aconteceu no Briefing. A largada da corrida em Abu Dhabi será no domingo (8), às 10h (de Brasília, GMT-3).
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.