Alpine proíbe ida de Ocon para vaga de Sargeant na Williams ainda em 2024

Mesmo demitido, a equipe francesa agiu para impedir que Esteban Ocon corresse ao lado de Alexander Albon na Fórmula 1, já que as duas equipes brigam pela oitava posição no Mundial de Construtores

A Alpine decidiu agir para impedir que Esteban Ocon defendesse uma adversária direta no grid da Fórmula 1 neste ano após o anúncio informando que o francês deixará a equipe no fim de 2024 depois de cinco temporadas. Um relatório obtido pela revista inglesa Autosport aponta que a Williams tentou tirar proveito da situação entre Ocon e Alpine para substituir, com efeito imediato, Logan Sargeant na garagem britânica.

De acordo com o documento, o #31 já teria, inclusive, visitado a fábrica da equipe em Grove para fazer o ajuste do assento do carro. No entanto, a Alpine fechou a porta e decidiu bloquear a troca antecipada, já que existe uma disputa direta com a Williams no Mundial de Construtores.

Os franceses ocupam, atualmente, o oitavo lugar na classificação, apenas cinco pontos à frente dos britânicos. A diferença de terminar uma posição acima na classificação significa mais de US$ 17 milhões (cerca de R$ 94 milhões) em premiação, o que deixou a Alpine relutante em liberar Ocon para um rival direto e correr o risco de perder o montante no fim do ano.

Com contrato válido até fim da temporada 2024, Ocon já teria encontrado um lugar para correr em 2025. De acordo com o portal neerlandês RacingNews365, o francês assinou um acordo de múltiplos anos na Haas e o anúncio deve ser feito antes das férias da Fórmula 1, que se dará após o GP da Bélgica, entre os dias 26 e 28 deste mês.

Ocon e Alpine vivem clima de fim de ciclo na F1 (Foto: Alpine)

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: LEIA TAMBÉMNewey incomoda Ferrari com pedida alta e esfria negociação para F1 2025

Caso a informação se confirme, Ocon terá como companheiro de equipe Oliver Bearman, que teve contrato anunciado pela Haas no início dessa semana, também em contrato plurianual.

Após a Alpine anunciar que não renovaria com o #31, depois da confusão que o francês causou com Pierre Gasly no GP de Mônaco, o piloto chegou a conversar com outras equipes e foi bem avaliado pela Audi. No entanto, a marca alemã aguarda a movimentação de Carlos Sainz, apontado como favorito por vários times e negocia a melhor condição para 2025.

O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Hungria de Fórmula 1 e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após treinos livres e classificação, além de antes e depois da corrida. Na sexta-feira (19), o treino livre 1 começa às 8h30 (de Brasília, GMT-3), enquanto a segunda sessão será ao meio-dia. No sábado (20), às 7h30, acontece o TL3, ao passo que a classificação será às 11h. Por fim, no domingo (21), os pilotos disputam a corrida em Budapeste a partir das 10h.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.