Alpine se mexe para deixar lanterna da F1 e leva atualizações na A524 no GP do Japão

Depois de um terrível começo de campeonato na Fórmula 1 2024, a Alpine vai levar novidades para a A524 em Suzuka, no Japão, e espera sair das últimas posições do grid

O começo da temporada 2024 não foi positivo para a Alpine. Zerada em pontos e ocupando as últimas posições do grid, a fabricante francesa busca forma de evoluir a A524 e já pretende levar atualizações para o GP do Japão, em Suzuka, próxima etapa da Fórmula 1.

No Bahrein, a Alpine ficou com os dois pilotos, Esteban Ocon e Pierre Gasly, na fila final do grid. Na Arábia Saudita, a situação continuou crítica, com a dupla à frente apenas de Logan Sargeant, da Williams — já que a Sauber de Guanyu Zhou sequer disputou a classificação. O primeiro Q2 do ano só chegou na Austrália, com Ocon.

Bruno Famin, chefe da equipe, já definiu o início do campeonato como preocupante, mas afirmou que a Alpine está trabalhando para identificar os pontos fracos e, assim, realizar mudanças imediatas. As primeiras atualizações vão chegar em Suzuka, por isso Gasly espera uma evolução no carro.

“Ouvi que muitas equipes vão levar atualizações para Suzuka. Acho que é bom porque vamos levar coisas novas, então poderemos ver os efeitos em nosso carro. Vai ser um passo adiante comparado com a situação que estamos agora. No momento, precisamos de qualquer mudança possível para melhorar a performance”, disse o piloto francês.

Alpine enfrenta muitas dificuldades neste começo de F1 2024 (Foto: AFP)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

“É positivo, sei que mais coisas vão vir depois, mas acredito que no momento é uma questão de entender a situação como um todo e manter fé no conceito que temos ou mudar a direção”, acrescentou Gasly.

Entre os problemas já identificados pela Alpine no carro estão o peso, maior do que o mínimo imposto pelo regulamento, questões na área aerodinâmica e falta de potência no motor. Mudanças na suspensão, para melhorar a tração, também são esperadas na A524.

Fórmula 1 retorna com a temporada 2024 no próximo final de semana, entre os dias 5 e 7 de abril, com o GP do Japão, em Suzuka.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.