Após 12º pódio na temporada, Räikkönen resume terceiro lugar no Brasil: “Foi bom, mas não foi fácil”

Kimi Räikkönen consolidou mais uma boa jornada em 2018 com a conquista do terceiro lugar do GP do Brasil. O pódio veio na base da luta depois de o finlandês sofrer com a forte pressão de Daniel Ricciardo nas voltas finais em Interlagos

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Kimi Räikkönen concluiu mais uma jornada consistente na temporada 2018 com o troféu de terceiro lugar do GP do Brasil, disputado neste domingo (11). O ‘Homem de Gelo’, que fez sua penúltima corrida pela Ferrari, superou o companheiro de equipe Sebastian Vettel em número de pódios e colecionou seu 12º troféu no campeonato.
 
O veterano de 39 anos largou em quarto, foi ultrapassado por Max Verstapppen, mas em seguida superou Vettel para andar à frente do companheiro de equipe em quase toda a corrida. Depois das paradas para troca de pneus, o alemão voltou à frente, mas Kimi tinha um ritmo muito melhor, a ponto de Maurizio Arrivabene fazer o sinal para Seb deixar o finlandês passar para tentar atacar Valtteri Bottas, da Mercedes.
Kimi Räikkönen bem ao seu estilo após subir ao pódio pela 12ª vez em 2018 (Foto: Rodrigo Berton/Grande Prêmio)

A estratégia deu certo em partes porque a Mercedes chamou Valtteri para um pit-stop adicional. Assim, Räikkönen subiu para a terceira colocação em Interlagos. Mas o resultado não estava totalmente garantido, já que Daniel Ricciardo, com a Red Bull que foi o grande carro deste domingo, pressionou o ‘Homem de Gelo’ na luta pelo último degrau do pódio.

 
No fim das contas, Kimi cruzou a linha de chegada na frente, menos de 0s5 à frente de Ricciardo.
 
“Foi bom. Não foi fácil, mas ter alguma batalha foi bem divertido”, declarou o piloto em entrevista a Paul di Resta logo depois que saiu da sua Ferrari. 
 
“Obviamente, esperávamos pelo melhor, mas não foi fácil. Minha estratégia de pneu foi boa, mas foi difícil ultrapassar. Isso tomou muito tempo”, avaliou.
 
Com o resultado deste domingo em Interlagos, Kimi agora soma 251 pontos, 51 atrás de Vettel e 14 atrás de Bottas. Caso mantenha o terceiro lugar no Mundial de Pilotos no desfecho da temporada, em Abu Dhabi, Räikkönen vai conquistar sua melhor posição na F1 desde 2012.
 
O GRANDE PRÊMIO cobre ‘in loco’ o GP do Brasil de F1 com os repórteres Evelyn Guimarães, Felipe Noronha, Fernando Silva, Gabriel Curty, Juliana Tesser, Nathalia De Vivo e Pedro Henrique Marum, e o fotógrafo Rodrigo Berton. Acompanhe tudo aqui.

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.