Após fechar primeiro treino em 12º, Alonso recebe aval definitivo dos médicos da FIA e corre fim de semana na China

Acabou o suspense. Depois de uma novela que envolveu a sua liberação para disputar o primeiro treino livre do GP da China antes de uma avaliação definitiva, Fernando Alonso ganhou o ok para disputar a terceira etapa do Mundial de F1, voltando oficialmente ao cockpit da McLaren

Fernando Alonso está oficialmente confirmado no GP da China de F1. O bicampeão do mundo voltará a uma prova do Mundial depois de ter ficado de fora do GP do Bahrein por orientação médica, devido a uma fissura numa costela do lado esquerdo, sendo orientado a se ausentar da prova por precaução. Depois de um exame preliminar na última quinta-feira, em Xangai, o espanhol recebeu o aval dos médicos da FIA para acelerar no primeiro treino livre para ser examinado novamente logo após a sessão na manhã desta sexta-feira (15).
 
Alonso completou o treino sem maiores problemas em Xangai e finalizou em 12º, indicando que está totalmente apto à pilotagem do seu McLaren MP4-31. Logo após a sessão, Fernando se dirigiu ao centro médico do Circuito Internacional de Xangai e foi submetido a uma nova bateria de exames e, diferente do que aconteceu no Bahrein, o piloto foi autorizado a correr no restante do fim de semana em Xangai. 

Em que pese a liberação da FIA para correr na China no restante do fim de semana, o aval não significa que Alonso esteja totalmente recuperado de suas lesões na costela, mas sim que o piloto consegue desempenhar sua função e não corre grandes riscos em caso de um novo acidente.

Fernando Alonso está liberado para disputar todo o fim de semana do GP da China de F1 (Foto: Getty Images)
Desta forma, a FIA foi clara no documento em que libera oficialmente Alonso para a disputa do fim de semana na China. “Como resultado de um exame médico realizado depois do primeiro treino livre, o delegado médico da FIA para a F1, Professor Jean-Charles Piette, e o Chefe Médico do GP da China, Professor Shiyi Chen, determinaram que Fernando Alonso está apto a fazer parte de todas as atividades restantes deste fim de semana.”

“No entanto, assim como na sessão desta manhã, em caso de qualquer sintoma anormal, o piloto vai ser informado de que terá de parar seu carro imediatamente. Como o piloto foi liberado, nenhum exame médico vai ser realizado, a menos que o piloto apresente qualquer sintoma anormal”, disse a entidade.

Desta forma, Alonso encerra o drama que começou a viver desde 20 de março. Naquele domingo do GP da Austrália, o espanhol sofreu um terrível acidente ao se chocar com a Haas de Esteban Gutiérrez na volta 16 da prova e capotou várias vezes, batendo contra o muro. 
 
Por sorte, Fernando não sofreu nenhuma lesão mais grave, mas uma fissura na costela, detectada dias depois, acabou por tirá-lo do fim de semana do GP do Bahrein, sendo substituído por Stoffel Vandoorne, reserva da McLaren, que acabou por conquistar em Sakhir o primeiro ponto da escuderia em 2016.
 
PADDOCK GP #24 FALA SOBRE F1, MOTOGP, INDY E STOCK

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

Relacionadas

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n<e.length;n++)if(child=e[n],e[n].id.substr(0,t.length)==t)return e[n];for(var c=0,n=1;nc&&(c=e[n].offsetWidth);return c>80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)<0?n+="px":n,cc.style.display="",s2.width=n,window.frameElement&&(s1.height=c2.offsetHeight+5+"px"),t=500,s1.width="100%"}rs(t)},200)}var c1=window.frameElement?window.frameElement:document.getElementById("crt_ftr"),c2=document.getElementById("crt_ftr"),s1=c1.style;s1.position="fixed",s1.bottom="-4px",s1.left="0px",window.frameElement&&(s1.height="0"),c2.style.textAlign="center",s1.zIndex="60000";var cc=document.getElementById("crt_cls"),s2=cc.parentNode.style;cc.onclick=function(){s1.display="none"};var t=0;rs(0);

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth < 970) ? 302357 : 302359;
document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

📩 NEWSLETTER GP

Assine e receba notícias exclusivas e bastidores das pistas diretamente no seu e-mail!