Com “grande largada”, Bottas vê azar em chance perdida contra Hamilton no GP de Eifel

Valtteri Bottas acha que seria capaz de incomodar Lewis Hamilton mesmo após fritar pneus e entregar a liderança de bandeja. A chance de reação foi anulada por um motor quebrado

Valtteri Bottas teve um começo promissor de GP de Eifel, mas não chegou a lugar nenhum neste domingo (11). O finlandês fez largada combativa e sustentou a liderança, o que não adiantou nada após um grande azar: Bottas teve quebra de motor e abandonou ainda na primeira metade da corrida.

“Foi um azar, o que posso dizer?”, disse Bottas. “Durante o safety-car virtual eu comecei a perder potência e nunca recuperei. Perdi muita potência, algo relacionado à unidade de potência. Não tenho detalhes ainda, é um azar. Estava me divertindo até então”, lamentou.

A largada foi o ponto alto de Bottas na corrida. A liderança parecia permitir manter tudo sob controle, mas o próprio Valtteri pôs tudo a perder. Um erro na primeira curva permitiu ultrapassagem de Lewis Hamilton, que não seria mais alcançado. A tentativa de usar uma estratégia alternativa para reagir foi anulada pelo motor quebrado.

Valtteri Bottas ficou pelo caminho em Nürburgring (Foto: Mercedes)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

“Foi uma grande largada, uma grande disputa. Não deixaria as coisas fáceis para ele, de jeito nenhum, então fico feliz por manter a liderança. Claro, depois eu fritei os pneus na primeira curva e perdi a posição, mas isso significou parar mais cedo e colocar pneus novos. Eles estavam bons e tenho certeza de que poderia ter bom ritmo e provavelmente fazer o undercut [no Hamilton]”, encerrou.

Este “azar” é o primeiro abandono de Bottas em quase um ano, encerrando sequência que vinha desde o GP do Brasil de 2019, quando o motor também cedeu. Mais do que isso, as chances já pequenas de ser campeão sofrem um golpe duro: Hamilton abre agora 69 pontos de vantagem. Valtteri ainda é vice líder, mas com Max Verstappen apenas 14 pontos atrás.

A próxima corrida é dentro de duas semanas. A F1 parte para o Algarve, onde o GP de Portugal tem seu tão aguardado retorno.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.