Após mais de 30 anos, Mansour Ojjeh deixa conselho-diretivo da McLaren

Uma das figuras mais marcantes da história da McLaren, Mansour Ojjeh deixou oficialmente a direção do Grupo no começo deste mês de junho. O filho, Sultan, será o substituto

Homem-forte da McLaren há mais de 30 anos, Mansour Ojjeh deixou a diretoria da montadora no começo deste mês de junho. Perto de completar 68 anos de idade, na próxima quarta-feira, Ojjeh cedeu a vaga no conselho-diretivo do Grupo McLaren para o filho, Sultan Ojjeh. Apesar de sair da direção, Mansour Ojjeh permanece como acionista do grupo.

Ojjeh era líder do Grupo TAG quando, em 1985, a holding com sede em Luxemburgo costurou uma parceria com a McLaren após contatos iniciados por Ron Dennis, então diretor-geral da equipe inglesa. Até aquele momento, Ojjeh era investidor na Williams.

Ao lado de Dennis, com quem estabeleceu amizade naqueles anos 1980, foi um dos rostos do sucesso da McLaren no meio da década. Inicialmente com motores TAG produzidos pela Porsche, o time foi tricampeão: com Niki Lauda em 1984 e Alain Prost nos dois anos seguintes. A partir de 1988, veio a era do domínio com motor Honda, com Ayrton Senna e novamente Prost. A McLaren seria ainda bicampeã com Mika Häkkinen, 1998 e 1999, e faturaria o Mundial de 2008, com Lewis Hamilton, essas últimas com motor Mercedes.

Há três anos, em 2018, Dennis vendeu as últimas ações que ainda restavam para a companhia de investimento Mumtakalat, pertencente à família real barenita, que se transformou na acionista majoritária.

Ojjeh se manteve cada vez mais sumido desde que passou por um transplante de pulmão, em 2013, e já havia deixado o papel diretivo que tinha na divisão de F1 do Grupo McLaren, em julho de 2018, para simplificar a estrutura em meio a uma reformulação. Atualmente, a equipe McLaren tem o diretor-executivo Zak Brown, o chefe de equipe Andreas Seidl, o diretor de operações Jonathan Neale, diretor-financeiro Paul Buddin e o diretor-jurídico Tim Murnane.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.