Após negativa de Whiting, Massa reafirma que gritou alertando sobre condições de Suzuka: “Talvez ele não tenha ouvido”

Após Charlie Whiting negar que Felipe Massa estivesse gritando no rádio para alertar sobre as condições de Suzuka, piloto da Williams sustentou declaração inicial e afirmou que foi até “bem agressivo”

No último fim de semana, em Sochi, a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) organizou uma entrevista coletiva para falar sobre o grave acidente sofrido por Jules Bianchi em Suzuka. Durante o encontro com jornalistas, Charlie Whiting, diretor de provas da F1, rebateu uma declaração de Felipe Massa e afirmou que não ouviu o brasileiro gritar no rádio pedindo a interrupção da prova.
 
 
No encontro com jornalistas na Rússia, entretanto, Whiting rebateu a declaração do piloto da Williams. “Isso não é inteiramente verdade”, disse. “Não acho que ele estivesse gritando. ‘As condições da pista estão piorando’ foi a única coisa que ele realmente disse. Pessoalmente, não acho que isso constitui gritar”, completou.
Felipe Massa reafirmou que gritou para alertar sobre condições de pista em Suzuka (Foto: Getty Images)
Indagado sobre a declaração do diretor de prova, Massa manteve sua primeira afirmação e ponderou que Whiting talvez tenha recebido uma informação vinda da Williams.
 
“É verdade, eu estava gritando e estava bem agressivo”, garantiu. “Não tenho certeza que ele ouviu o que eu disse no rádio. Talvez ele tenha recebido a informação pelo meu time, talvez ele não tenha ouvido o que eu disse”, considerou. 
 
“Eu disse que era inaceitável naquelas condições, que era perigoso demais”, garantiu. “Para ele, não fui assim. Não sei por quê. Talvez ele não tenha ouvido o que eu falei, talvez ele tenha recebido a informação do meu time. Mas o que eu disse depois da corrida não estava errado”, insistiu. 
 
Ainda, o brasileiro contou que conversou com Whiting na reunião dos pilotos na sexta-feira e questionou como a direção de prova ouvia o rádio.
 
“Eu até disse para ele na reunião tudo que eu disse no rádio, mas nada aconteceu”, revelou. “Eu questionei como eles ouviam os pilotos no rádio, porque apesar de tudo que eu disse, nada aconteceu”, completou. 
 
 Engenheiro-chefe da Williams, Rob Smedley tentou minimizar a situação e negou que houvesse um desacordo entre Massa e Whiting.
 
“No fim da corrida, por conta das circunstâncias, Felipe estava muito emotivo, assim como a maioria de nós. Ele tinha feito um comentário qualquer pelo rádio. Ele tinha uma opinião sobre a situação”, explicou. “Ele foi citado dizendo que estava gritando no radio. Não sei se isso tudo vem de como você define gritando”, comentou.
 
“Mas, certamente, não acho que tenha um desacordo entre Felipe e Charlie”, opinou. “Sinto que os dois tinham opiniões sobre a situação, e as duas são perfeitamente válidas, e provavelmente é só isso”, concluiu.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.